Convidamos estudantes e professores das escolas públicas e privadas para conhecerem o acervo do CPDOC. Possuímos uma sala educativa, localizada na Casa Acervo, criada para receber o público escolar. E para aqueles que não podem participar das atividades presenciais o projeto disponibiliza as visitas virtuais temáticas Escola no acervo. As visitas já receberam estudantes de diversos estados do país.
# Visitas Presenciais
A Escola de Ciências Sociais, no âmbito do Projeto Difusão e Educação Patrimonial, convida professores e estudantes para conhecer, o acervo da FGV CPDOC, através de visitas presenciais a Casa Acervo do CPDOC. Voltado para o público escolar, o Escola no Acervo é uma iniciativa de visitas presenciais sobre o arquivo pessoal de Getúlio Vargas e o acervo do CPDOC, através da Sala Educativa Escola no Acervo, com atividades multimídias e interativas abordando o mundo dos arquivos. Para as escolas públicas o projeto poderá fornecer transporte gratuito, mediante inscrição prévia e disponibilidade.
Agendamento das visitas
As visitas deverão ser agendadas através do preenchimento do formulário discriminado abaixo e terão duração de cerca de 2 horas. Elas acontecerão de segunda a sexta em dois horários: de 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. As visitas deverão ser acompanhadas por professores responsáveis. Sugerimos que a faixa etária dos alunos da turma seja a partir dos 10 anos.
- Agendamento: http://bit.ly/escolanoacervo
- Dias das visitas: Segunda a Sexta
- Horário: das 9 às 11 horas (manhã) e das 14 às 16 horas (tarde).
Estrutura do roteiro das visitas:
- Pequena apresentação sobre o acervo do CPDOC
- Conversas sobre os documentos
- Realização de jogos e atividades interativas multimídia
# Visitas Virtuais
A Escola de Ciências Sociais, no âmbito do Projeto Difusão e Educação Patrimonial, convida professores e alunos para conhecer o acervo da FGV CPDOC, através de visitas virtuais. Voltado para o público escolar, o Escola no Acervo é um programa de visitas temáticas sobre o arquivo pessoal de Getúlio Vargas e o acervo do CPDOC de forma virtual pela plataforma Zoom. Diante do contexto de pandemia, buscamos uma forma de aproximar o público escolar do acervo histórico da FGV CPDOC de maneira remota.
Agendamento
As visitas deverão ser agendadas através do preenchimento do formulário discriminado abaixo, onde é necessário escolher um dos roteiros temáticos. As visitas acontecerão de segunda a sexta em dois horários: das 10 às 11:30 horas e das 14 às 15:30 horas. As visitas deverão ser acompanhadas por professores responsáveis, sugerimos que a faixa etária dos alunos da turma seja a partir dos 10 anos. As visitas serão realizadas através da plataforma Zoom. O link será enviado pelo email de agendamento.
- Agendamento: https://bit.ly/3229jW5
- Dias das visitas: Segunda a Sexta
- Horário: das 10 às 11:30 horas (manhã) e das 14 às 15:30 horas (tarde).
Estrutura do roteiro das visitas
- Pequena apresentação do roteiro temático escolhido pelo professor
- Conversas sobre os documentos utilizados na visita
- Realização dos jogos e atividades
Roteiros Temáticos
Tempo das visitas: De 1 hora a 1 hora e meia
- Quem foi Getúlio Vargas?
Convidamos professores e alunos a conhecer a trajetória pessoal e política de Getúlio Vargas através do seu acervo, depositado na FGV CPDOC, e estimular os estudantes a se reconhecerem como agentes histórico.
- Mulheres e Política
Convidamos os professores e estudantes a conhecer sobre o ativismo e a importância das mulheres na política durante a Era Vargas, com foco nas figuras de Almerinda Farias Gama, Alzira Vargas e Anna Amélia de Queiroz, através de seus acervos depositados na FGV CPDOC.
- Trabalho na Era Vargas
Convidamos professores e estudantes a pensar a questão do trabalho na Era Vargas, através de documentos do acervo da FGV CPDOC. Será abordada a criação dos direitos trabalhistas: salário mínimo, 13º salário e férias, conflitos entre trabalhadores e patrões e a relação de Vargas com os trabalhadores.
- Estado Novo
Convidamos os professores e estudantes a aprofundar seus conhecimentos sobre o período de 1937-1945 na Era Vargas. Através dos documentos da Exposição Virtual “Saio da Vida para entrar na História: Getúlio Vargas e a Propaganda Política” e o Acervo da FGV CPDOC, trabalhar a questão do nacionalismo e do controle dos meios de comunicação para promover o Estado Novo e a figura do presidente Getúlio Vargas.
- Propaganda Política na Era Vargas
Convidamos os professores e estudantes a aprender sobre a relevância da propaganda e dos meios de comunicação nas campanhas políticas. Através da Exposição Virtual “Saio da Vida para entrar na História: Getúlio Vargas e a Propaganda Política” e do Acervo da FGV CPDOC, apresentaremos momentos importantes da propaganda política da Era Vargas, como a Campanha de 50 e o Movimento Queremista.
- Cultura na Era Vargas
Convidamos os professores e estudantes a fazer uma viagem pela cultura, construções e costumes do Brasil e do mundo nas décadas de 30, 40 e 50 a partir dos documentos do acervo da FGV CPDOC. Esse roteiro temático tem como objetivo problematizar a relação entre política e cultura através das questões cotidianas do período de Vargas na presidência.