A- A+

Núcleo de Audiovisual e Documentário
Núcleo de Audiovisual e Documentário

Coordenação: Adelina Novaes e Cruz e Thais Blank
Técnica de Audiovisual: Luisa Maria
Estagiários: Gyovanna Alves de Oliveira e Lucas Pípolos

A criação do Núcleo de Audiovisual e Documentário, em 2006, nasceu de um projeto de Celso Castro que recebeu, naquele ano, o prêmio de Inovação no Ensino de Antropologia da ABA – Associação Brasileira de Antropologia. A coordenação inicial ficou a cargo de Adelina Novaes e Cruz e Arbel Griner – uma cientista social e uma antropóloga. Em 2009, Thaís Blank – cineasta - se integrou à coordenação. Em 2019, Arbel Griner, por motivos acadêmicos, precisou oficialmente se desligar do Núcleo, mas continuará colaborando sempre que necessário com os projetos desenvolvidos.

O Núcleo, desde sua origem, se constituiu em um ambiente de familiarização e experimentação no campo do audiovisual dialogando permanentemente com as Ciências Sociais, tanto em termos de reflexão intelectual quanto de produção fílmica.

A escolha de um tema, a pesquisa que antecede a filmagem, o registro audiovisual, a consulta ao material filmado, a decisão em relação à forma de narrar os resultados, e a seleção final das sequencias que comporá o filme, são, sem muita dificuldade, comparáveis a etapas do trabalho do cientista social: a escolha do objeto de pesquisa, o levantamento de dados, a ida a campo e a volta ao gabinete, a apuração do material de campo, a reavaliação e a seleção final do material que integrará a tese, e a produção de uma forma narrativa cuidadosamente elaborada.

A produção fílmica, realizada pelo Núcleo, prioriza a investigação de temas relativos à cultura e à sociedade brasileiras, tendo como fonte primordial de consulta os documentos que integram o acervo de arquivos privados pessoais e os depoimentos orais da FGV CPDOC. Além disso, o Núcleo de Audiovisual e Documentário fornece suporte técnico para as pesquisas desenvolvidas, seja realizando as gravações de depoimentos e eventos acadêmicos, seja editando o material produzido, seja disponibilizando essa produção nos canais oficiais da instituição.

A partir de setembro de 2008, através de recursos obtidos com a aprovação de um projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o Núcleo de Audiovisual e Documentário ganhou corpo, passando a contar com ilhas de edição e contratar estagiários selecionados entre alunos da área de Ciências Sociais.

Mantendo seu vínculo com a graduação e a pós-graduação da Escola de Ciências Sociais, a partir do início de 2019, o Núcleo se integrou também às áreas de Documentação e do Programa de História Oral consolidando os projetos em conjunto com as outras unidades de pesquisa do CPDOC.

Conheça todas as atividades e realizações.

 

 

 

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede