Duração do curso
432 horas/aula
Local

: aulas via webconferência

Dias e horário das aulas: 2ªs e 3ªs, de 19:00h às 22:20h

O link de inscrição será disponibilizado em breve. Aguarde

Reflexão e prática

A Pós-Graduação em Cinema Documentário (lato sensu) alia a experiência de profissionais da produção audiovisual, com a reflexão intelectual sobre o gênero e a prática didática.

Carga Horária: 432 horas/aula
Dias e horário das aulas: 2ªs e 3ªs, de 19:00h às 22:20h
Modalidade: exclusivamente live (Ambiente de aprendizagem ECLASS FGV e Zoom)

Objetivo geral

Fornecer instrumentos teóricos aos alunos, a fim de aperfeiçoar a leitura que fazem do documentário e a capacidade de refletir sobre a realidade em que vão interferir - matéria-prima do cinema documentário.

Público-alvo

Graduados de todas as áreas do conhecimento que objetivem atuar profissionalmente como realizadores e pesquisadores de documentários.

Programa

O curso é dividido em 3 módulos – eixos temáticos - que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional. Os módulos são independentes, cada um integrado por 6 disciplinas.

Módulos e disciplinas

Módulo 1
- História, Linguagem e Direito no cinema documentário (144h/a)

Analisar e compreender a construção, a estrutura e as vertentes da linguagem documentária bem como as questões legais relativas à produção do filme documentário.

Disciplinas

  • História do cinema documentário
  • Teoria e linguagem do cinema documentário
  • Filmografia clássica e moderna
  • Filmografia contemporânea
  • Direitos e ética no cinema documentário
  • Produção de vídeo documentário: Narrativa Clássica/Cinema Direto/Cinema Verdade

Módulo 2
- Concepção e produção de projetos audiovisuais (144h/a)

Desenvolver projetos audiovisuais a partir de conhecimentos técnicos e conceituais.

Disciplinas

  • Pesquisa e roteiro no audiovisual
  • Fotografia no audiovisual
  • Som no audiovisual
  • Montagem: noções essenciais
  • Pós-produção: noções essenciais
  • Prática de video documentário: Obstruções 

Módulo 3
- Mídias audiovisuais contemporâneas (144h/a)

Capacitar alunas e alunos a formular projetos audiovisuais financiáveis, objetivando a inserção no mercado audiovisual.

Disciplinas

  • Experiências de Direção
  • Cinema e outras linguagens
  • Midias digitais e outras janelas
  • Economia da cultura e o audiovisual
  • Produção executiva no audiovisual
  • Prática de vídeo documentário: Filme-ensaio

Coordenação acadêmica

Thais Blank (FGV CPDOC)

Vice-diretora e Professora Adjunta da Escola de Ciências Sociais do FGV CPDOC, além de Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais FGV CPDOC. Atua como Coordenadora Acadêmica e Professora de Montagem da Pós-Graduação em Cinema Documentário da FGV. Coordenou por quase dez anos o Núcleo de Audiovisual e Documentário da FGV CPDOC (2015 – 2024) e foi Coordenadora da Documentação dos arquivos históricos do CPDOC entre 2021 e 2023. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV FGV CPDOC) e integra a Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal, onde foi coordenadora do grupo de trabalho "Outros Filmes", de 2013 a 2022. Em 2019, assumiu a posição de Coeditora Chefe da Revista Estudos Históricos (QUALIS A1 em História). Possui experiência na área da Cultura Visual, trabalhando em perspectiva interdisciplinar com os campos da História e das Ciências Sociais. Desde o mestrado, realiza pesquisa em torno das imagens de arquivo, focando na preservação e na circularidade das imagens. Suas publicações abordam os arquivos audiovisuais, interrogando a materialidade e a sobrevivência dos arquivos, assim como a circulação das imagens e sua relação com a história contemporânea do Brasil. Em 2022, foi reconhecida como Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e, em 2023, tornou-se Bolsista de Produtividade CNPq, coordenando o projeto "Novos olhares sobre o arquivo: visualidade, educação e difusão nos arquivos de mulheres do CPDOC". Desenvolve projetos de comunicação científica e de integração entre ensino básico e superior, sendo uma das idealizadoras do podcast Casa das Humanidades, do Cineclube FGV e das Oficinas de Produção Audiovisual do FGV CPDOC. Integrou a Comissão de Avaliação de Acervos Privados do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos / 2021 - 2023).

 

Coordenação executiva

Adelina Novaes e Cruz (FGV CPDOC)

Corpo docente

* O corpo docente poderá sofrer alteração em função de situações específicas, mantendo a qualidade dos professores.

💬 Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a Coordenadora Executiva, Adelina Novaes e Cruz, pelo e-mail adelina.cruz@fgv.br