Duração do curso
24 meses
Período de inscrição
Início

Para profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, que busquem se especializar no desenvolvimento de atividades ou projetos privados e públicos relacionados a ações culturais e produção e gestão de bens culturais. O curso é voltado, particularmente, para profissionais que atuam em empresas privadas ou fundações (institutos culturais, fundações de fomento à cultura) ou públicas (museus, setores culturais), em áreas de responsabilidade social, em agências do poder público e em organizações do Terceiro Setor. O curso é também voltado para empresas e organizações que necessitam capacitar seus quadros para (i) atuar de forma eficiente, do ponto de vista de economia e gestão, na área cultural, na produção e administração de bens culturais e para (ii) terem uma formação completa sobre a evolução desta área, do ponto de vista da constituição política, econômica e social do Brasil contemporâneo.

Coordenado em parceria pela FGV CPDOC/Escola de Ciências Sociais e pela Escola de Economia de São Paulo.

OBJETIVO DO CURSO
Nos últimos tempos a área cultural vem se expandindo de modo acentuado. Tanto o setor privado quanto o público, e da mesma forma o chamado Terceiro Setor, vêm produzindo ações, realizando investimentos, criando instituições, fundações, agências e organizações e alocando recursos humanos. Apesar da sua importância, as ações e os projetos culturais enfrentam problemas decorrentes, em grande parte, do fato de que os recursos humanos neles envolvidos carecem de uma formação específica, focada nas áreas de história e cultura, de economia, de produção e gestão de bens culturais. É essa lacuna que o presente curso visa preencher. Seu objetivo é dar aos profissionais que atuam, ou queiram atuar nesta área, (i) uma formação ampla, no que se refere à análise da evolução histórica e econômica do setor no Brasil e (ii) especializada, dando-lhes elementos para: conformar uma visão estratégica; controlar ferramentas de formulação, viabilização, implementação, avaliação e divulgação de projetos. Também deseja-se, com este curso, aumentar a sua competitividade em um mercado em expansão e agregar eficiência e eficácia às ações promovidas ou patrocinadas pelas organizações onde atuam, maximizando seus resultados e seu retorno.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, que busquem se especializar no desenvolvimento de atividades ou projetos privados e públicos relacionados a ações culturais e produção e gestão de bens culturais. O curso é voltado, particularmente, para profissionais que atuam em empresas privadas ou fundações (institutos culturais, fundações de fomento à cultura) ou públicas (museus, setores culturais), em áreas de responsabilidade social, em agências do poder público e em organizações do Terceiro Setor. O curso é também voltado para empresas e organizações que necessitam capacitar seus quadros para (i) atuar de forma eficiente, do ponto de vista de economia e gestão, na área cultural, na produção e administração de bens culturais e para (ii) terem uma formação completa sobre a evolução desta área, do ponto de vista da constituição política, econômica e social do Brasil contemporâneo.

CERTIFICADO
Ao final do curso o profissional receberá o Certificado de MBA Executivo da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP) e da Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC)

ESTRUTURA CURRICULAR
O Curso é composto por 16 disciplinas e um Trabalho de Conclusão de Curso, com uma carga horária total mínima de 435 horas-aula, distribuídas em três módulos, com duração aproximada de 24 meses.