Programas de Iniciação Científica

Os Programas de Iniciação Científica da FGV CPDOC contribuem para a formação científica e de habilidades de pesquisa de estudantes brasileiros e para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do país, em alinhamento à missão institucional da FGV. As/os estudantes integram-se em atividades interdisciplinares nos Laboratórios de Pesquisa e em outras unidades da Escola, com planos de trabalho que envolvem a Graduação em Ciências Sociais, a Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, o Núcleo de Audiovisual e Documentário e a Casa Acervo CPDOC.

Os projetos de pesquisa de IC são coordenados por professores e pesquisadores da FGV CPDOC e tem duração de 12 meses, com início em setembro de cada ano, e carga horária de até 10h semanais. Ao longo da iniciação científica, participantes fazem parte da comunidade da Escola, participam de atividades gerais e específicas dos Programas de IC. Ao final da experiência de Iniciação Científica, os/as estudantes apresentam os resultados do trabalho na Jornada Interna de Iniciação Científica, organizada pela Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa da FGV.

Programas de Iniciação Científica

MODALIDADES:

 

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
    O PIBIC é destinado a estudantes de graduação da FGV CPDOC. O Programa conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação Getulio Vargas.
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC)
    O PIVIC é destinado a estudantes de graduação de todo o Brasil, das redes pública e privada de ensino. A depender da natureza específica de cada projeto, estudantes de instituições estrangeiras também são elegíveis. Todas as atividades são realizadas remotamente, por meio de ferramentas e plataformas on-line.

    O Programa não envolve concessão de bolsas e tem por objetivo promover o intercâmbio acadêmico e integrar estudantes de graduação de outras instituições de ensino às atividades do CPDOC, tendo em vista o reduzido número de bolsas de inciação científica disponíveis no país.

  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC Jr.)
    O PIVIC Jr. é destinado a estudantes de Ensino Médio, das redes pública e privada de ensino, em alinhamento com a missão institucional da FGV de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Todas as atividades são realizadas remotamente, por meio de ferramentas e plataformas on-line.

    O Programa não envolve concessão de bolsas e tem por objetivo informar sobre a carreira nas áreas de História e das Ciências Sociais, além de integrar estudantes da educação básica às atividades de pesquisa do CPDOC.