Programa Capes-PrInt

O objetivo do Programa Institucional de Internacionalização da CAPES é fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização da pós-graduação. A participação do CPDOC no Programa se dá por meio do tema “Inovação e Tecnologia”, no qual se insere o Projeto Institucional “Ciência de Dados e Ciências Sociais”.

Ciência de Dados nas Ciências Sociais

Trata-se um projeto de 3 anos que expandirá as abordagens computacionais de análise desenvolvidas em parcerias com a Escola de Matemática Aplicada da FGV e a Universidade de Columbia. O projeto apoiará a inovação pedagógica ao desenvolver exercícios baseados em métodos quantitativos e qualitativos combinados em atividades de ensino. Por fim, desenvolverá novas abordagens metodológicas no campo das humanidades digitais. O primeiro ano do projeto será dedicado à aplicação de tecnologias digitais à pesquisa com o acervo histórico do CPDOC, que inclui arquivos de história oral, arquivos documentais, tanto textuais como audiovisuais, e verbetes de dicionários histórico-biográficos. Umas das técnicas a ser utilizada é a de mineração de textos dos arquivos pessoais do CPDOC, que ampliará a acessibilidade de pesquisadores ao acervo, fortalecendo os elos do CPDOC nas redes de pesquisa global e construindo a reputação global da FGV como um centro de excelência acadêmica na área. Além disso, em seu segundo ano de execução, o projeto fortalecerá o objetivo da FGV em formar estudantes com capacidades analíticas que combinem métodos quantitativos e qualitativos e tecnologias digitais. Em seu terceiro ano de execução, o projeto visa desenvolver novas metodologias de pesquisa e integrá-las no cotidiano da instituição. Para isso, lidaremos com oportunidades e desafios em escalonar a análise computacional para um conjunto de dados mais amplo do que nas fases empreendidas até então. Ao sobrepor os desafios envolvidos em modelagens dessa escala, a pesquisa oferecerá um caminho para a modelagem futura de todo arquivo do CPDOC e de outros conjuntos documentais de grande volume, reposicionando a FGV na vanguarda no campo. Por fim, este projeto será uma plataforma para fomentar a relação com outras instituições que são referência nesse campo em ascensão, especialmente as Universidades de Columbia e Princeton, abrindo caminhos para projetos colaborativos e financiamento internacional.

  • Coordenação principal: Celso Castro, FGV CPDOC.
  • Co-coordenador internacional: Matthew Connelly, Departamento de História, Columbia University
Mais informações (em breve)
  1. Plano de internacionalização da IES, em português e inglês
  2. Projeto do PrInt em português e inglês
  3. Contrapartidas
  4. Comitê Gestor da FGV
  5. Ações e Produtos
  6. Ações de Internacionalização na Pós-Graduação

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

NOTÍCIAS DA PÓS

A comunidade FGV agora tem acesso à base do Center for Research Libraries (CRL), um consórcio internacional de universidades e bibliotecas de pesquisa que disponibiliza fontes primárias raras e incomuns de todas as regiões do mundo. O material é de especial interesse para as áreas de Ciências Sociais e História. A forma de acesso se dá por computadores interligados à Rede FGV, incluindo os disponibilizados para consulta nas bibliotecas.

Lançamos três editais de seleção para bolsas de pesquisa no CPDOC (Pós-Doutorado, Jovem Talento e Professor Visitante) no âmbito do programa CAPES-PrInt. Buscamos trajetórias internacionalizadas para atuarem conosco no tema “Ciência de Dados e Ciências Sociais”.

Clique aqui para acessar os Editais.

Lançamos três editais de seleção para bolsas no exterior (Doutorado Sanduíche, Pesquisador Visitante Júnior e Pesquisador Visitante Sênior) no âmbito do programa de internacionalização CAPES-PrInt. Tema do projeto de pesquisa: Ciência de Dados nas Ciências Sociais.

Clique aqui para acessar os Editais.

v. 32, n. 66 (2019): Escravidão e Liberdade nas Américas. Revista Estudos Históricos acaba de publicar seu último número. Convidamos você a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) convida para sessão sobre o projeto "Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940)"  coordenado pelo professor Luis Ferla (Unifesp). Este evento tem como objetivo discutir a plataforma online, difundir o seu uso e motivar a participação de estudiosos do tema.

Dia 29 de maio de 2019, às 14h. Inscreva-se aqui.

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness