Mestrado e doutorado acadêmicos

   

O Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) busca formar profissionais de alto nível, atualizados com relação aos debates metodológicos e epistemológicos que caracterizam o campo da História e das Ciências Sociais, privilegiando a dimensão histórica dos fenômenos sociais e a adoção de uma perspectiva interdisciplinar.

 

 

   
   

Por que escolher o Mestrado e Doutorado Acadêmicos?

Visão interdisciplinar

Criado em 2007, no âmbito do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) e da Escola de Ciências Sociais, o PPHPBC foi concebido espelhando na sua área de concentração e linhas de pesquisa a principal característica da instituição: a interdisciplinaridade. Trata-se de uma das marcas mais valorizadas e reconhecidas de sua equipe, e assim também dos professores que estão à frente dos cursos de mestrado e doutorado. Prezando pela interface entre estudos de história, política e bens culturais, procura-se formar mestres e doutores com forte interesse nas dimensões contemporâneas da História política e cultural do Brasil e do mundo, capazes de traduzir esse entusiasmo em modos inovadores de conduzir a investigação histórica em diálogo com as ciências sociais.

Linhas de pesquisa

O PPHPBC se organiza em torno da área de concentração “História, Política e Bens Culturais”. A diversidade temática que lhe é característica se estrutura, no caso do segmento acadêmico do PPHPBC, em três linhas de pesquisa. A primeira delas é “Instituições e Política”, que abarca estudos dedicados a uma melhor compreensão dos processos de construção institucional e de tomada de decisão na estrutura do poder público, além de explorar o papel de lideranças políticas e sociais, bem como suas múltiplas e complexas interfaces com as instituições políticas mais amplas. A segunda linha refere-se à “Memória e Cultura”, que agrega percursos investigativos abordando os conceitos de patrimônio, cultura (material e imaterial), tradição e representação. Há, ainda, a linha de “Relações Internacionais”, focada nas transformações da ordem internacional, nas políticas externas dos Estados nacionais, bem como na atuação internacional de atores não-estatais. O oferecimento regular de um conjunto variado de disciplinas vinculadas às três linhas de pesquisa que compõem o PPPHPBC reflete o propósito de dotar o corpo discente de sólida formação interdisciplinar, de modo a habilitá-los para a utilização de ferramentas metodológicas variadas para a construção de suas agendas de pesquisa.

Corpo docente diferenciado

O perfil do corpo docente do PPHPBC reflete exatamente a inspiração interdisciplinar que pautou a criação da FGV CPDOC, integrando historiadores, antropólogos, sociólogos e cientistas políticos. Para proporcionar uma formação de excelência ao alunado, o quadro de professores investe constantemente na própria atualização, tanto através de experiências de capacitação internacional quanto por meio da realização de cursos próprios da área de Humanidades Digitais, campo em constante desenvolvimento na agenda de pesquisa e de ensino da Casa. Também existe um compromisso docente em estimular a integração dos alunos no ambiente acadêmico da FGV CPDOC, seja pela participação direta em projetos de pesquisa conduzidos pelos professores, seja nas inúmeras atividades geridas dentro dos laboratórios de pesquisa, a fim de promover uma experiência complementar de formação e vivência intelectual.

Compromisso com a internacionalização

O PPHPBC prioriza a internacionalização, criando caminhos e condições tanto para viabilizar a qualificação no exterior do seu corpo docente, em prol do aprofundamento da carreira internacional, quanto para assegurar a mobilidade do alunado às instituições externas, em busca de uma formação diferenciada e de excelência. A FGV CPDOC possui convênio de intercâmbio com universidades estrangeiras, recebendo alunos de outros países e enviando nossos discentes para uma experiência no exterior. Além disso, o PPHPBC realiza três chamadas anuais de financiamento para participação dos discentes em eventos nacionais ou internacionais, buscando proporcionar a socialização das suas pesquisas e o estabelecimento de redes de contato com a comunidade acadêmica. Mais recentemente, inclusive, o PPHPBC foi honrado com a aprovação do Projeto Institucional “Ciência de Dados e Ciências Sociais”, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da CAPES, o Capes-Print, a fim de levar adiante este compromisso com a internacionalização da nossa pós-graduação. Seguimos buscando disponibilizar todos os estímulos possíveis para que discentes e docentes tenham oportunidade de aperfeiçoar e qualificar seu processo de formação em trocas estrangeiras capazes de potencializar seus saberes e vivências de pesquisa e ensino.

Área de concentração e linhas de pesquisa

O Programa tem uma única área de concentração e três linhas de pesquisa. A área de concentração, História, Política e Bens Culturais, condensa o investimento intelectual no qual se concentram as atividades acadêmicas do Programa, abarcando os grandes campos de estudo contemplados pelas pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes: a história, a política e a cultura.

Estrutura curricular

Mestrado acadêmico
A execução curricular do Mestrado Acadêmico prevê, além do desenvolvimento da dissertação, que o aluno curse duas disciplinas obrigatórias (História e Teoria Social e Métodos e Técnicas de Pesquisa); duas disciplinas optativas e dois seminários de pesquisa.

Doutorado acadêmico
No caso do curso de Doutorado Acadêmico, por além da concepção da tese, o aluno deverá cursar três disciplinas, sendo uma obrigatória de Métodos e técnicas de pesquisa, duas optativas e cinco seminários de pesquisa.

 

Vivência internacional

Ao longo dos anos, o CPDOC tem trabalhado para promover e expandir cooperações internacionais com institutos de pesquisa e de ensino superior internacionais, através de conferências conjuntas, eventos, seminários, cursos, projetos de pesquisa e publicações. Além disso, o centro também tem elevado o nível de promoção e intercâmbio entre faculdade, pesquisadores e estudantes.

 

Vivência Internacional

Programa Capes Print

O objetivo do Programa Institucional de Internacionalização da CAPES é fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização da pós-graduação. A participação do CPDOC no Programa se dá por meio do tema “Inovação e Tecnologia”, no qual se insere o Projeto Institucional “Ciência de Dados e Ciências Sociais”.

 

Conheça mais sobre a nossa Infraestrutura  Infraestrutura