Personagens da História

Personagens da História é um projeto iniciado em 2020, desenvolvido para o IGTV, do Instagram, e voltado para a difusão dos arquivos pessoais que integram o acervo do CPDOC. Os vídeos buscam revelar as trajetórias pessoal e pública de homens e mulheres que doaram seus documentos ao CPDOC. Inicialmente, são utilizados os verbetes do Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro como base para um roteiro. A partir da pesquisa nos documentos textuais, visuais, sonoros, gráficos e audiovisuais dos arquivos, esse roteiro é ajustado.

Os vídeos têm cerca de 1 minuto e meio e são compostos por cartelas e os documentos fruto da pesquisa. A partir de 2021, introduzimos uma série temática dentro dos mesmos requisitos.

Nascido no Rio Grande do Sul, foi ministro do Trabalho do 2º governo Getulio Vargas e presidente da República (1961-1964). Deposto em 1964 pelo golpe civil-militar, exilou-se e não retornou ao país com vida. Seu arquivo pessoal contém documentos textuais e fotográficos significativos para sua trajetória pública e privada, e se encontra aberto à consulta no CPDDOC.

Jango

1896-1971
Jango

Este episódio sobre o sociólogo e ativista dos direitos humanos Betinho, é fruto do projeto do CPDOC de integração Documentação-Ensino e contou com a colaboração da aluna de doutorado, Bianca França.

Conheça o Arquivo Herbert de Souza

Herbert de Souza (Betinho)

1935-1997
Herbert  de Souza (Betinho)

Personagem fundamental para o desenvolvimento da educação pública no Brasil. Seu arquivo pessoal possui mais de 20.000 itens, entre documentos audiovisuais, impressos e textuais, que nos contam sobre sua contribuição para um processo de democratização do acesso à educação no país.

Conheça o Arquivo Anísio Teixeira

Anísio Teixeira

Assista ao vídeo clicando ao lado
Anísio Teixeira

Alzira não ocupou cargos eletivos, mas teve participação ativa na política brasileira. Atuando nos bastidores, cumpriu importante papel na articulação política dos governos de seu pai, Getúlio Vargas. Em entrevista concedida ao CPDOC em 1975, ela nos conta como foi “se impondo” ao seu pai para adquirir sua confiança e ganhar espaço no cenário político da época.

Arquivo Alzira Vargas do Amaral Peixoto

Alzira Vargas

1914-1992
Alzira Vargas

Natural de Minas Gerais, participou ativamente da vida política brasileira após a Revolução de 30. O seu arquivo pessoal é um dos mais consultados do CPDOC, e conta com documentos que detalham a sua carreira política e intelectual, assim como registros do âmbito da vida privada. 

Conheça o Arquivo Gustavo Capanema

Gustavo Capanema

1900-1985
Gustavo Capanema

Pioneira na participação de mulheres negras na política brasileira, Almerinda foi sindicalista, advogada e jornalista. Integrou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e lutou, junto de outras mulheres, pelo direito ao voto feminino no Brasil. Foi a única mulher a votar como delegada na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte de 1934, mesmo ano em que se candidatou à Câmara Federal.

Conheça o Arquivo Almerinda Farias Gama

Almerinda Farias Gama

1899-1992
Almerinda Farias Gama

Nascido no Rio Grande do Sul, teve uma atuação destacada no governo de Getúlio Vargas, assim como na carreira diplomática. Seu arquivo pessoal contém documentos significativos, textuais e fotográficos, que detalham diferentes momentos de sua vida pública e privada, ele se encontra no CPDOC e está disponível para consulta.

Conheça o Arquivo Oswaldo de Aranha

Oswaldo Aranha

1894-1960
Oswaldo Aranha

Poetisa e escritora, Anna Amélia de Queiroz Carneiro de Mendonça foi uma das mulheres mais atuantes na luta pelos direitos femininos no Brasil republicano.

Conheça o Arquivo Anna Amélia de Carneiro de Mendonça

Anna Amélia de Carneiro Mendonça

Clique ao lado para assistir ao vídeo
Anna Amélia

Nascido no Rio de Janeiro no final do século XIX, Eugênio formou-se engenheiro civil, mas sua principal área de atuação foi a economia. Um dos precursores da institucionalização dos cursos de Economia no Brasil, como vice-presidente da Fundação Getulio Vargas, foi um dos responsáveis pela implantação do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) e da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE).

Conheça o Arquivo Eugênio Gudin

Eugênio Gudin

1886-1986
Eugênio Gudin

Este episódio da série Personagens da História é fruto do projeto de integração Documentação-Ensino e contou com a colaboração da aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais, Bianca França

Dia Internacional dos Povos Indígenas

9 de agosto 2021
Dia Internacional dos Povos Indígenas

A trajetória política do presidente Getúlio Dornelles Vargas, contada através de documentos de época que constituem o seu acervo. 

Conheça o Arquivo Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

1882-1954
Getúlio Vargas

O general Horta Barbosa notabilizou-se como um defensor do monopólio estatal do petróleo..Este episódio é fruto do projeto do CPDOC de integração Documentação-Ensino e contou com a colaboração da aluna de doutorado, Bianca França.

Conheça o Arquivo Horta Barbosa

Horta Barbosa

1881-1965
Horta Barbosa