A- A+

  

Clube 3 de Outubro - Fundação

TimeLine
Ano: 
1931
Mês: 
Fevereiro
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PaisDosTenentes/Clube3Outubro

O Clube 3 de Outubro, assim denominado em homenagem à data do início da Revolução de 1930, defendendia em princípio o prolongamento do Governo Provisório e o adiamento da reconstitucionalizacão do país.

Salão Nacional de Belas Artes

TimeLine
Ano: 
1931
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/IntelectuaisEstado

Mas Vargas não se cercou apenas de "tenentes". Sua política cultural envolveu a nomeação de intelectuais para postos de destaque e a criação de diversos órgãos capazes de atraí-los para junto do governo. Assim, em 1930, o arquiteto Lúcio Costa foi indicado para a direção da Escola Nacional de Belas Artes.

O país do carnaval e Maquiavel do Brasil - Lançamentos

TimeLine
Ano: 
1931
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/IntelectuaisEstado/RetratosDoBrasil

Paulo Prado escreveu em 1928 seu famoso livro Retrato do Brasil, que tinha como subtítulo "Ensaio sobre a tristeza brasileira";. A tristeza, o romantismo, a luxúria e o vício da imitação eram apontados como os maiores problemas da nacionalidade.

O Quinze - Livro

TimeLine
Ano: 
1930
Mês: 
Incerto
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/IntelectuaisEstado/RomanceRegionalista

A temática agrária aparece no romance regionalista em obras que retratam o problema da seca, como O Quinze (1930), de Raquel de Queirós, e Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos, ou a decadência dos engenhos de açúcar, como Menino de engenho (1932), Bangüê; (1934) e Usina (1936), de José Lins do Rego.

Legiões revolucionárias - Formação

TimeLine
Ano: 
1930
Mês: 
Novembro
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PaisDosTenentes

A Revolução de 1930 colocou um ponto final na Primeira República. Era hora de promover uma renovação nos quadros dirigentes do país. Para isso, Getúlio Vargas iria recorrer a um dos mais importantes grupos que participaram do processo revolucionário: os "tenentes". Muitos não tinham mais essa patente, mas o título havia-se generalizado ao longo do movimento tenentista.

Interventores federais - Nomeação

TimeLine
Ano: 
1930
Mês: 
Novembro
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PaisDosTenentes

Nos primeiros meses do Governo Provisório de Vargas, a situação permaneceu indefinida em muitos estados. Diversos grupos políticos lutavam para indicar os interventores federais que seriam nomeados pelo presidente da República para substituir os antigos presidentes estaduais eleitos, que foram depostos pela revolução.

Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio

TimeLine
Ano: 
1930
Mês: 
Novembro
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PoliticaSocial/MinisterioTrabalho

A criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em 26 de novembro de 1930, foi uma das primeiras iniciativas do governo revolucionário implantado no Brasil no dia 3 daquele mesmo mês sob a chefia de Getúlio Vargas.

Ministério da Educação e Sáude Pública - Criação

TimeLine
Ano: 
1930
Mês: 
Novembro
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/IntelectuaisEstado/MinisterioEducacao

O Ministério da Educação foi criado no Brasil em 14 de novembro de 1930 como o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública. Sua criação foi um dos primeiros atos do Governo Provisório de Getúlio Vargas, que havia tomado posse em 3 de novembro.

Revolucionários gaúchos amarram cavalos no Obelisco

TimeLine
Ano: 
1930
Mês: 
Novembro
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/Revolucao30

Em virtude do maior peso político que os gaúchos detinham no movimento e sob pressão das forças revolucionárias, a Junta finalmente decidiu transmitir o poder a Getúlio Vargas. Num gesto simbólico que representou a tomada do poder, os revolucionários gaúchos, chegando ao Rio, amarraram seus cavalos no Obelisco da avenida Rio Branco.

Revolução no Nordeste

TimeLine
Ano: 
1930
Mês: 
Outubro
URL: 
/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/Revolucao30/RevolucaoNordeste

No Nordeste, a revolução teve como foco inicial o estado da Paraíba. O confronto dos paraibanos com o governo federal vinha desde a época da campanha da Aliança Liberal para a presidência da República, quando João Pessoa, então presidente do estado, concorreu como candidato a vice na chapa encabeçada por Getúlio Vargas.

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede