A- A+

Coordenação do CPDOC em São Paulo
<<  SELEÇÃO BOLSISTA FAPESP (SP)

FGV CPDOC

Título do projeto:: “Os arquivos do futebol: fontes orais e escritas”

Resumo: Dentro dos planos do presente Projeto, as atividades em Treinamento Técnico com bolsistas de graduação em História e/ou Ciências Sociais, bem como com aqueles graduados, prevêem a capacitação e o aprimoramento dos candidatos na pesquisa historiográfica. A inserção inicial do graduando, tal como prevista no Cronograma apresentado, consistirá no mapeamento de informações biográficas sobre os entrevistados selecionados. Para isto, o aluno ou bacharel fará um trabalho de busca em arquivos e bibliotecas, com vistas a adensar o Roteiro a ser preparado pelo Pesquisador Responsável, em conjunto com os Pesquisadores Associados. Em sua maior parte, tais conteúdos localizam-se em jornais e revistas esportivas, além de livros, sem contar a possibilidade de fazer uma sondagem prévia com os arquivos pessoais dos ex-jogadores. Dar-se-á atenção não apenas a aspectos textuais como a visuais, fotos em especial.

Descrição dos Objetivos: Os objetivos primordiais consistem no processo de aprendizagem e familiarização do candidato no levantamento de fontes. A finalidade é a de que o candidato se capacite nas etapas elementares de reunião de dados, previamente necessárias para todas as entrevistas de História Oral. Um dos pré-requisitos é o acompanhamento da descrição da carreira e trajetória do ex-atleta, tal como esta é apresentada e representada nos meios de comunicação de massa, um dos principais locus de narrativas esportivas. O tratamento com esta fonte requer os cuidados críticos necessários em toda a atividade heurística. Assim, o candidato deve-se mostrar apto a filtrar as informações requeridas para a realização do Projeto, assim como saber discernir os elementos seletivos e construtivos da escrita jornalística, com suas ideologias e visões de mundo embutidas nas reportagens veiculadas.

Plano de Trabalho: A Metodologia consiste na seleção dos centros de pesquisa (Arquivo Público do Estado de São Paulo, por exemplo), na delimitação do escopo de periódicos a serem consultados, e na escolha das séries e das periodicidades contempladas para cada caso, o que varia segundo a biografia dos personagens e suas participações nas Copas. Em conformidade com o Cronograma proposto, o nível de Bolsa TT ou PC visa auxiliar a preparação do Roteiro e da Entrevista, o que compreende um desenvolvimento ao longo da realização do Projeto. Entre os resultados previstos, além de um Relatório com as tarefas discriminadas, está a realização de Súmulas Biográficas, com um produto escrito em que se reúne o conteúdo das fontes primárias para posterior análise do PR e dos PAs.

Sobre o CPDOC/FGV: O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) é a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas. O CPDOC foi criado em 1973 no Rio de Janeiro, e também possui sede em São Paulo, onde mantém desde 2009 uma coordenação. O CPDOC tem o mais importante acervo de arquivos pessoais de pessoas públicas do país, totalizando cerca de 1,3 milhão de documentos. Em São Paulo, o CPDOC viabiliza e desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de ciências sociais, história e relações internacionais, vários deles em conjunto com as outras Escolas da FGV. Além disso, oferece cursos regulares em Relações Internacionais para os alunos matriculados na graduação das escolas de São Paulo - Administração, Direito e Economia; e organiza debates e conferências promovidos pelo Centro de Relações Internacionais que é sediado no CPDOC.

Para os interessados em se aprimorarem após a sua graduação, o CPDOC em São Paulo oferece um MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão; uma Pós-Graduação (lato sensu) em Cinema Documentário; e um MBA em Relações Internacionais.

Outras informações:
Local de trabalho: São Paulo, região da Av.Paulista.
Remuneração: Salário: R$ 332,10/mês
Carga Horária: 15 horas
Requisitos: Graduandos dos cursos de História e Ciências Sociais, com conclusão prevista para depois de Dez/2012
Disponibilidade para viagens curtas.

Contato – enviar CV para Ana Patrícia Silva (ana.patricia@fgv.br) até o dia 26 de março de 2012.

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 


CPDOC EM SÃO PAULO

cpdoc.sp@fgv.br
Tel.: (11) 3799-3755
Avenida Paulista, 1471
Bela Vista - São Paulo
CEP: 01311-200

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede