Coordenação do CPDOC em São Paulo
  NOTÍCIAS E EVENTOS DO CPDOC EM SÃO PAULO

A comunidade FGV agora tem acesso à base do Center for Research Libraries (CRL), um consórcio internacional de universidades e bibliotecas de pesquisa que disponibiliza fontes primárias raras e incomuns de todas as regiões do mundo. O material é de especial interesse para as áreas de Ciências Sociais e História. A forma de acesso se dá por computadores interligados à Rede FGV, incluindo os disponibilizados para consulta nas bibliotecas.

Um programa de extensão voltado para alunos de Ensino Médio com interesse em cursar Ciências Sociais e buscando informações para a escolha de sua carreira e definição de seu futuro profissional. Confira a programação completa e a lista de selecionados.

Lançamos seis editais de seleção para bolsas no âmbito do programa de internacionalização CAPES-PrInt. Tema do projeto de pesquisa: Ciência de Dados nas Ciências Sociais.

Clique aqui para acessar os editais e o resultado do processo seletivo.

Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferencia Externa e Postadores de Diploma - 2º Sementre de 2019.

Inscreva-se aqui

O curso é oferecido pelo CPDOC, porém aberto a alunos e alunas de todos os cursos de graduação da FGV, tanto do Rio quanto de São Paulo. Pensado de modo a ser acessível também a estudantes que não tenham familiaridade com as Ciências Sociais. Para mais informações, clique aqui.

Incrições até 24 de maio de 2019

A coleção História Oral do Supremo é resultado de uma parceria da FGV DIREITO RIO, em conjunto com a Direito GV e o CPDOC, que pretende reconstruir e reinterpretar a história recente do STF a partir de entrevistas com os magistrados que a compuseram nestes últimos 25 anos. Baixe gratuitamente os e-books da coleção. Acesse aqui.

No #DiaFGV, em 27/4, você poderá tirar dúvidas sobre o curso de Ciências Sociais, sobre o vestibular e terá a oportunidade de conversar com professores e alunos sobre os diferenciais da graduação na FGV. O evento é gratuito e aberto para pais, professores e acompanhantes que desejam conhecer mais sobre a FGV. Inscreva-se aqui

O CPDOC abre selecão para bolsista de produção audiovisual em São Paulo. Inscrições até 12/04.

Clique aqui para mais informações.

O CPDOC e o Museu do Futebol/CRFB selecionam 2 bolsistas para participar de um projeto de pesquisa em São Paulo com início em fevereiro de 2019. As inscrições serão até o dia 15/01/2019.

Use sua nota do Enem para se inscrever, até 11/1, no Vestibular FGV em todos os cursos do Rio de Janeiro, incluindo o de Ciências Sociais, e também no curso de Relações Internacionais em SP! Confira os prazos e detalhes: fgv.br/vestibular.

As Escolas da FGV situam-se nas primeiras colocações do Índice Geral de Cursos 2017 (IGC 2017) dentre todas as IES do país. A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) ficou em 3º lugar nacional. A avaliação do MEC é realizada anualmente com mais de 2.000 instituições. Só 34 obtiveram a nota máxima 5.

É com grande tristeza que manifestamos, em nome dos colegas do CPDOC, solidariedade em meio à tragédia do incêndio que destruiu não apenas uma parte fundamental da história nacional, como também atingiu a alma de todos os que têm suas vidas associadas à instituição.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC divulgou a lista de projetos de documentários selecionados para serem realizados em novembro, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Confira a lista aqui.

No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo. Dia 29 de maio de 2018, das 09h às 11h, no Auditório do 6ª andar da EESP, Rua Itapeva, n. 474, São Paulo

Debate sobre cinema brasileiro, educação e produção audiovisual no Brasil. Dia 9 de maio de 2017, às 10h, no auditório 6* andar - EESP, Rua Itapeva, n. 474, São Paulo

Autor debate com público universitário a profissão de escritor e a sua produção ficcional. Dia 04 de abril de 2017, às 10h. Salão Nobre da FGV. Rua Itapeva, n. 432, Bela Vista, São Paulo.

A FGV/EAESP, Laboratório de Estudos do Esporte (LEM/CPDOC) e Diretório Acadêmico Getúlio Vargas (DAGV) convidam para a exibição de curta e média-metragem e debate. Dia 18 de outubro de 2016, às 09h. Auditório EESP, Rua Itapeva - 474, 6° andar.

Llamada para propuestas / Chamada para propostas. Hasta/até 11/09.
Coordinadores: Celso Castro (FGV/BRASIL) y Sabrina Frederic (UNQ CONCIET/Argentina). Comentarista: Piero Leirner (UFSC, Brasil).

De autoria do prof. Paulo Fontes (CPDOC/FGV), o livro é a versão em língua inglesa de “Um Nordeste em São Paulo. Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-1966)”, ganhador do Prêmio Thomas Skdimore do Arquivo Nacional e da Brazilian Studies Association em 2011.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle