Chamada pública da Revista Estudos Históricos para editores-convidados
As propostas devem ser submetidas até o dia 18/03/2022 por meio do e-mail da REH (eh@fgv.br), em quaisquer uma das seguintes línguas: português, inglês ou espanhol. Recomenda-se expressamente que os proponentes visitem o site da revista para conhecer o perfil de Estudos Históricos e os temas que já foram escolhidos nos últimos 5 anos, de forma a evitar repetições.
Os proponentes devem estar cientes de que os editores convidados atuam em todo o processo editorial, desde a divulgação da chamada aprovada até os meses de trabalho de indicação de pareceristas e de avaliação de manuscritos submetidos, com especial atenção ao período de maio e junho de 2023.
EH é uma revista quadrimestral que, a cada número, trata de uma temática específica e tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com perspectiva histórica e perfil interdisciplinar, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e outros campos afins. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC/FGV, a revista é classificada como A1 no Qualis Capes na área de história e interdisciplinar.
Os colegas cujas propostas tenham sido aprovadas serão os ‘editores-convidados’, e suas funções são as seguintes:
- Realizar, juntamente com os Editores-Chefes, a primeira avaliação dos manuscritos enviados para publicação em EH.
- Deliberar, juntamente com os Editores-Chefes, sobre o envio de manuscritos para avaliação de pareceristas.
- Selecionar os pareceristas que serão responsáveis pela avaliação dos manuscritos.
- Divulgar e estimular submissões em língua inglesa e/ou espanhola, bem como fomentar submissões de pesquisadores vinculados a instituições de fora do Brasil.
- Deliberar, juntamente com os Editores-Chefes, sobre a aprovação final dos artigos que serão publicados na revista EH.
A função de “editor-convidado” é temporária, não-remunerada e não gera qualquer vínculo empregatício com a Fundação Getulio Vargas.
As propostas podem contemplar dois organizadores, sendo que ambos devem ser doutores em História ou Ciências Humanas e Sociais ou áreas conexas.
Os “editores-convidados” não podem publicar trabalhos nos dossiês que organizam.
Cada número temático de EH publica em média entre 8 a 10 manuscritos. Nesse quantitativo, incluem-se entrevistas com especialistas ou contribuições especiais que não são submetidas a peer review, mas recomendamos que as propostas sejam pensadas visando ao máximo de manuscritos livremente submetidos para avaliação de pareceristas.
A proposta deve ser submetida em arquivo Word contendo os seguintes itens:
Título do número temático:
Descrição do tema e justificativa de sua relevância científica contemporânea: Nesta seção, o/a proponente deve explicar o que entende pelo tema e como ele se relaciona com debates contemporâneos no campo das Humanidades. Deve, também, explicitar por que considera que Estudos Históricos é o veículo ideal para a temática.
Estratégia de atração de artigos: Nesta seção, o/a proponente deve listar as ações que serão empreendidas pelo editor-convidado para a atração de autores, com destaque para as seguintes dimensões: a) internacionalização; b) diversidade institucional, regional, étnico-racial e de gênero; c) estratégia de divulgação da chamada em redes sociais. Os proponentes podem até mencionar possíveis autores convidados, mas as chamadas devem ser amplamente publicizadas e é fundamental ressaltar que todos os manuscritos serão submetidos a peer review.
Será escolhida apenas uma proposta vencedora, por uma comissão formada pelos editores-chefes da EH, os professores Thaís Blank, João Maia e Bernardo Buarque. A comissão levará em conta os seguintes critérios: a) mérito científico da proposta; b) aderência ao perfil da revista; c) estratégias inovadoras de atração de artigos, com destaque para ações de internacionalização e de divulgação junto a audiências acadêmicas variadas.