Oficina de Produção Audiovisual 2024

Mulheres na Ditadura Militar: adesão, omissão e resistência 

Novos olhares sobre o arquivo: visualidade, difusão e educação nos arquivos de mulheres

 

LISTA DE SELECIONADOS PARA A X OFICINA (23/02/2024)

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 21 DE FEVEREIRO DE 2024
LINK DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/cR6Zs5kHAMU2ugcp6

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral da FGV CPDOC convidam alunos e professores regularmente vinculados ao ensino médio, cursos de graduação e pós-graduação – stricto e lato sensu – a participar da X Oficina de Produção Audiovisual do CPDOC que está integrada ao projeto de pesquisa “Novos olhares sobre o arquivo: visualidade, difusão e educação nos arquivos de mulheres do CPDOC”, financiado pela FAPERJ e coordenado pela professora Thais Blank (FGV CPDOC).

A temática explorada será “Mulheres na Ditadura Militar: adesão, omissão e resistência”, e o objetivo é produzir documentários de curta-metragem a partir do acervo de mulheres da FGV CPDOC, integralmente disponível aqui.

A Oficina tem como objetivos: criar um espaço de discussão e reflexão sobre as relações entre a linguagem audiovisual, história e memória, e viabilizar a realização de documentários a partir da temática proposta.

O acervo reúne duas centenas de arquivos de pessoas públicas, com atuação destacada no cenário nacional, além de alguns poucos arquivos de partidos políticos. Esse conjunto documental se constitui em preciosa fonte de consulta para pesquisadores nacionais e estrangeiros, interessados na história contemporânea do Brasil e áreas afins. Além dos arquivos pessoais também estão abertas à consulta cerca de 1.000 entrevistas, realizadas pelo Programa de História Oral, sob diferentes temáticas.

Os interessados deverão encaminhar, até 16 de fevereiro 21 de fevereiro, uma carta de intenção na qual descrevem habilidades e interesses em participar da Oficina, de acordo com o  item III deste Edital. A comissão organizadora selecionará até 40 candidatos que integrarão a primeira etapa da Oficina, com duração de cinco dias (12, 13, 14, 19 e 20 de março de 2024), das 18h às 21h, na Fundação Getulio Vargas – Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro.

Durante esses cinco dias, serão ministradas palestras com professores, técnicos e documentaristas, e os alunos irão receber orientação de como pesquisar o acervo do CPDOC, requisito básico para o desenvolvimento dos projetos - documentos textuais (manuscritos e impressos), audiovisuais (fotografias, charges, cartazes, caricaturas, discos, marchinhas, e vídeos) e entrevistas de história oral que compõem o acervo.

Após as aulas, os participantes deverão submeter uma proposta de roteiro de documentário, até 05 de abril. A comissão selecionará até 3 roteiros, dentre os encaminhados, para participar da segunda etapa, que consistirá no processo de produção e edição dos 3 filmes curtas-metragens junto com a equipe do Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC.

A divulgação dos selecionados será no dia 24 de abril no portal do CPDOC.
 

Leia os itens do Edital, acesse os links dos projetos indicados e realize a sua inscrição!

LISTA DE SELECIONADOS PARA A X OFICINA (23/02/2024)

Oficina-Producao-Audiovisual-retificada-2024.pdf 

LINK DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/cR6Zs5kHAMU2ugcp6


Apoio:

Logo - FAPERJ