I) Quem pode participar?
Alunos e professores com vínculo comprovado com escolas do ensino médio, em cursos de graduação ou pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).
II) Vagas e cotas
Para a primeira etapa das oficinas serão selecionados de 15 a 40 alunos. Para a segunda etapa serão selecionados até 3 roteiros.
A Coordenação das oficinas, por meio das bancas examinadoras constituídas para avaliação do processo seletivo da Oficina de Audiovisual, reserva-se o direito de:
- Não preencher o total de vagas oferecido;
- Remanejar vagas destinadas ao sistema de cotas, para atender à demanda geral, caso não haja inscrições ou candidatos aprovados que atendam aos critérios estabelecidos. Fica reservado, para os candidatos comprovadamente inscritos em instituições públicas destinadas ao ensino médio, ⅓ (um terço) das vagas oferecidas.
III) Inscrição
Os interessados em participar da primeira etapa da oficina devem submeter até o dia 31 de março, através do formulário online disponível nesta página, o currículo resumido até uma lauda sem imagens (quem desejar apresentar trabalhos audiovisuais deve indicar link para visualização online) e uma carta de motivação com, no máximo, uma lauda.
Para a elaboração da carta de motivação, os candidatos devem ter em vista a temática “História e Política das mulheres” podendo consultar materiais do acervo do CPDOC, disponíveis no portal da instituição.
Outros links para pesquisa:
- https://cpdoc.fgv.br/acervo/arquivospessoais
- https://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral
- https://cpdoc.fgv.br/projetos
- https://cpdoc.fgv.br/nucleoAD
Durante a primeira parte da Oficina, os selecionados terão a oportunidade de enriquecer seus respectivos repertórios, conhecendo o acervo do CPDOC, composto por documentos textuais (manuscritos e impressos), audiovisuais (fotografias, charges, cartazes, caricaturas, discos, marchinhas, e vídeos) e entrevistas de história oral.
O uso de material não pertencente ao CPDOC só será permitido quando for de autoria própria, quando for de fonte livre de direitos autorais, ou quando for devidamente cedido ao realizador.
Os interessados devem encaminhar, ainda, por esta página:
- Documento que comprove que o candidato está regularmente matriculado ou possui vínculo de trabalho com instituição de ensino médio, de graduação ou pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.
- Caso o candidato tenha o intuito de concorrer às vagas destinadas aos estudantes e professores do ensino médio público deverá, apresentar o comprovante de matrícula ou vínculo de trabalho com instituição de ensino público destinada ao ensino médio.
IV) Seleção e participação na primeira etapa da oficina
O resultado da seleção da primeira etapa será disponibilizado na página do edital, no Portal CPDOC, no dia 5 de abril de 2023.
A comissão selecionará pelos anteprojetos até 40 candidatos para participar da Oficina I que consiste em um ciclo de palestras e reuniões de trabalho com documentaristas, técnicos e especialistas no acervo do CPDOC, nos dias 12, 13, 14 e 27 de abril de 2023, das 17 horas às 20 horas, na Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, localizada na Praia de Botafogo 190. Ao longo desses quatro dias, os alunos terão a oportunidade de ter aulas sobre estética e realização de documentários, debater os seus projetos com profissionais da área e de conhecer melhor o acervo CPDOC para a possível incorporação no roteiro de documentos de documentos ainda não disponibilizados no portal. Todos receberão um certificado pela participação na Oficina I.
V) Envio e seleção dos roteiros finais
Os participantes da primeira etapa da oficina terão até 26 de maio de 2023 para submeterem suas propostas de roteiros de documentário, através da página do edital, no Portal do CPDOC.
O CPDOC selecionará até três roteiros para realização dos filmes. O resultado da seleção será disponibilizado, na mesma página, no dia 2 de junho de 2023.
Os três selecionados deverão assinar uma carta de compromisso, comprometendo-se a participar integralmente da realização dos filmes, que acontecerão na sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, entre os meses de junho e julho de 2023. Assinarão também um termo de cessão de direitos (especificado no item VII do edital). Depois de assinados, os dois documentos devem ser enviados para o e-mail a ser indicado, até o dia 8 de junho de 2023.
Aqueles que tiverem os roteiros selecionados, mas não enviarem os documentos dentro do prazo estabelecido, não poderão participar da Oficina II.
VI) Realização do documentário
Aos alunos selecionados para Oficina II serão fornecidos os meios técnicos necessários para a realização dos documentários. Os alunos serão acompanhados por profissionais do audiovisual durante todo o processo de realização do filme, desde o fechamento da versão final do roteiro até o fim da edição dos documentários. Após o encerramento da Oficina II, em data a ser agendada, será realizada no CPDOC uma sessão de exibição dos documentários produzidos. Um júri composto por professores e documentaristas escolherá um dos filmes para receber o prêmio de melhor documentário, Todos os participantes receberão, ao final da edição, uma cópia de seus filmes e um certificado de participação.
VII) Cessão de diretos
Os participantes deverão assinar um termo de cessão transferindo para a FGV, a título gratuito, os direitos autorais e patrimoniais sobre o filme, tais como: diretos de exibição do mesmo, de inscrição em festivais, de disponibilização na internet, na televisão ou em outros meios, bem como de incorporação ao acervo do CPDOC, onde o filme ficará disponível ao acesso público. Os direitos de autoria dos realizadores serão reconhecidos nos créditos, e o Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC será o produtor da obra e terá a sua logo apresentada nos créditos do filme.
VIII) Critérios de seleção para a participação da segunda parte da oficina
Para a seleção dos projetos apresentados serão levados em conta:
- a relevância do tema proposto;
- o uso do acervo do CPDOC;
- a viabilidade de realização do documentário;
- a motivação e o currículo dos candidatos.
Só serão aceitos os roteiros propostos por alunos selecionados para primeira parte das oficinas e que compareceram a todas as aulas.