Oficina de Produção Audiovisual 2021

FAQ

  • I ) Quem pode participar?

    Alunos regularmente inscritos em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil (stricto sensu e lato sensu) ou em qualquer ciclo de estudo do ensino superior em Portugal.

     

  • II) Inscrição:

    Os interessados em participar da primeira etapa da oficina devem se inscrever até o dia 15 de setembro de 2021.

    Os interessados devem encaminhar:

    1. Currículo resumido até duas páginas (com link para visualização online de trabalhos audiovisuais, quando for o caso)
    2. Breve carta de apresentação
    3. Pré-roteiro do documentário/curta-metragem a ser produzido, indicando o tema geral e o uso que pretendem fazer dos acervos.
      Para conhecer melhor os acervos das instituições navegue em:

     

  • III) Seleção e participação da primeira etapa da oficina

    O resultado da seleção da primeira etapa será disponibilizado na página do edital, nos portais do CPDOC e da FMSMB, até ao dia 13 de setembro de 2021..

    Uma comissão selecionará até 40 candidatos para participar da primeira etapa da Oficina que consiste em uma série de encontros com especialistas a realizar entre os dias 20 e 24 de setembro, das 10h às 13h (horário de Brasília) e das 14h às 17h (horário de Lisboa), de forma virtual. Todos os selecionados receberão um certificado pela participação nessa primeira fase.

    Critérios de seleção para a participação da oficina.
    Para a seleção dos projetos apresentados serão levados em conta: a viabilidade de realização do documentário; a motivação e o currículo dos candidatos e a proposta de uso do acervo das duas instituições.

     

  • IV) Envio e seleção dos roteiros

    Os participantes da primeira etapa da oficina terão até 17 de outubro de 2021 para submeterem os seus roteiros de documentário, pela página do edital, através dos portais do CPDOC ou da FMSMB.

    As equipes do CPDOC e da FMSMB selecionarão até três roteiros para a participação na segunda etapa da Oficina. O resultado da seleção será disponibilizado no dia 25 de outubro de 2021..

    Os três projetos selecionados deverão assinar uma carta de compromisso, comprometendo-se a participar integralmente na segunda etapa da Oficina. Assinarão também um termo de cessão de direitos (especificado no item VI do edital). Depois de assinados, os dois documentos devem ser enviados para endereço de e-mail a ser indicado.

     

  • V) 2ª etapa da Oficina (novembro de 2021-fevereiro de 2022): Realização do documentário

    Os alunos selecionados para a segunda etapa da Oficina poderão, caso optem por realizar gravações para complementar o arquivo, produzir as próprias imagens dos seus documentários, mas serão acompanhados virtualmente por profissionais do Núcleo de Audiovisual e Documentário e da FMSMB durante todo o processo de realização do filme. Os participantes também devem indicar quais os materiais de arquivo que pretendem utilizar, apontando os respectivos códigos de identificação. Após a produção das imagens e da pesquisa no acervo, os realizadores enviarão o material gravado para a equipe do CPDOC e da FMSMB que trabalhará na edição do material em parceria com os realizadores de forma remota.

    Todos os participantes receberão, ao final da edição, o filme finalizado e um certificado de participação.

     

  • VI) Cessão de diretos

    Os participantes deverão assinar um termo de cessão transferindo para a FGV CPDOC e para a FMSMB, a título gratuito, os direitos autorais e patrimoniais sobre o filme, tais como: diretos de exibição, de inscrição em festivais, de disponibilização na internet e nas redes sociais, na televisão ou em outros meios, bem como de incorporação ao acervo do CPDOC e da FMSMB, onde o filme ficará disponível ao acesso público. Os direitos de autoria dos realizadores serão reconhecidos nos créditos, e o Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC e a FMSMB serão os produtores da obra e os seus logotipos constarão dos créditos do filme.