Oficina de Produção Audiovisual 2021

Cinema em tempos de confinamento

Oficina de Produção Audiovisual 2021Núcleo de Audiovisual e Documentário da FGV CPDOC (Rio de Janeiro) e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso (FMSMB, Lisboa), em colaboração com História, Territórios e Comunidades, CFE - NOVA FCSH, convidam alunas e alunos inscritos regularmente em cursos de graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu) no Brasil e em qualquer ciclo de estudo do ensino superior em Portugal, a participar na "Oficina Colaborativa de Audiovisual Brasil-Portugal: Ditaduras e Resistência(s)".

A Oficina consistirá em cinco encontros virtuais com especialistas nas áreas do audiovisual, história e acervos/arquivos, onde os participantes poderão aliar as práticas de pesquisa e o debate histórico sobre o tema da Oficina com as possibilidades de construção de narrativa fílmica utilizando os acervos das duas instituições. Após essa etapa, os projetos selecionados poderão realizar filmes em parceria com as equipas do CPDOC e da FMSMB, também em modalidade remota.

Os interessados devem se inscrever no site do CPDOC até 15 de setembro de 2021, enviando um pré-projeto apontando os aspectos que desejam trabalhar dentro da temática proposta, a partir dos acervos das duas instituições FGV CPDOC e Fundação Mário Soares e Maria Barroso disponibilizados online (https://cpdoc.fgv.br e http://casacomum.org/cc/arquivos).

A comissão organizadora selecionará até 60 participantes que serão convidados a participar nos encontros da Oficina com duração de cinco dias: 20, 21, 22, 23 e 24 de setembro de 2021, das 10h às 13h (horário de Brasília) e das 14h às 17h (horário de Lisboa). Esses encontros serão realizados através da plataforma Zoom.

Após os encontros, os participantes terão até ao dia 17 de outubro para submeter um roteiro do filme a ser produzido. Uma comissão selecionará até três roteiros para serem produzidos na segunda etapa da Oficina. Um modelo de roteiro será disponibilizado aos participantes. A avaliação terá em conta a adequação do roteiro proposto aos temas discutidos durante a Oficina, a originalidade do uso dos acervos e a viabilidade de realização, uma vez que a produção e edição dos filmes será feita de forma remota.

Consulte os itens do edital, acesse os links dos projetos indicados abaixo e envie a sua proposta!

Oficina-Producao-Audiovisual-2021v1.pdf