Cinema em tempos de confinamento
Em 2020, o Núcleo de Audiovisual e Documentário realizou a 7ª edição da Oficina de Produção Audiovisual, com o tema "Cinema em confinamento". Com mais de 70 inscritos, os participantes selecionados tiveram a oportunidade de assistir aulas que abrangeram temáticas como cinema amador e doméstico, roteiro para documentário e cinema de arquivo, tudo realizado de forma remota.
Na segunda etapa, foram selecionados três roteiros para serem produzidos sob a perspectiva da pandemia. Emanuelle Rosa, Raisa Pina e Vanessa Rodrigues foram as escolhidas desta edição, e todas as filmagens e o processo de edição foram feitas à distância, em parceria com a equipe do Núcleo. A estreia dos filmes foi em edição online do Cineclube FGV, com "Grupo de Risco", de Emanuelle Rosa, recebendo o prêmio de melhor filme.
A Oficina de Produção Audiovisual 2020 foi coordenada por Adelina Novaes e Cruz e Thais Blank. Assista abaixo os três documentários da Oficina 2020.
Ele tem uma carinha braba
(11min) de Vanessa Rodrigues
Pandemia do Covid-19, mais tempo em casa. Novos hábitos, novas formas de convívio. Mas o que as crianças estão achando dessa experiência? Neste curta, 4 crianças com idades entre 4 a 8 anos falam sobre a visão delas em relação a esse momento.
Não tá fácil, amiga
(12min) de Raisa Pina
Em meio ao confinamento imposto pela pandemia do covid-19, amigas trocam áudio de WhatsApp sobre suas experiências e percepções do isolamento social. O documentário explora essas diferentes narrativas e visões sobre esse momento extraordinário, uma reflexão sobre as dificuldades do momento.
Grupo de Risco
(12min) de Emanuelle Rosa
Grupo de Risco é uma produção audiovisual que visa debater os aspectos sociais e políticos que atravessam o cenário causado pelo novo COVID-19