Oficina de Produção Audiovisual 2018

Mulheres na História

Oficina de Produção Audiovisual 2018Entre outubro e dezembro de 2018, realizamos a 5ª Oficina de Produção Audiovisual do CPDOC, através de um edital público. Alunos de cursos de pós-graduação de diferentes estados brasileiros foram selecionados para participar, em um primeiro momento, de aulas com professores, técnicos e documentaristas, e de orientações sobre como pesquisar no acervo histórico do CPDOC. Após essa primeira etapa, os integrantes da Oficina desenvolveram roteiros de documentários tendo como tema sugerido "Mulheres na História", e como fonte de consulta o acervo do CPDOC. Esses roteiros foram avaliados por uma banca e quatro foram selecionados para serem produzidos pelo Núcleo. Yasmin Getirana, Gregory Baltz, Isabela Ferreira, Karime Pereira, Maria Eliane Alves e Maria Julia Bomilcar tiveram a oportunidade de realizar seus documentários e acompanhar de perto todas as etapas do processo. O filme "Em busca de Alzira", de Maria Julia Bolmilcar, recebeu o prêmio de melhor filme desta edição.

Confira os documentários produzidos na Oficina.

As Constituintes de 88

(12min) de Gregory Baltz
A constituição de 1988 garantiu diversos direitos sociais e políticos. Em meio a uma Assembleia composta majoritariamente por homens, as 26 mulheres constituintes fizeram suas vozes serem ouvidas e conseguiram aprovar emendas importantes para a luta de igualdade de gênero no Brasil.

 

Colcha de Retalhos

(14min) de Yasmin Getirana
Através da história de vida e da atuação política de Nair Jane, ex-trabalhadora doméstica e líder sindical, Colcha de Retalhos procura mostrar o trabalho doméstico enquanto sinônimo de luta por direitos. Pela rica narrativa da personagem, o filme atravessa a importância do movimento sindical para a conquistas dos direitos trabalhistas das domésticas, a luta das mulheres e o racismo no Brasil.

 

Em busca de Alzira

(14min) de Maria Julia Bolilcar
Em busca de Alzira’ procura decifrar quem foi Alzira Vargas do Amaral Peixoto, para além da sua biografia oficial. Através da pesquisa em seu arquivo pessoal, e de entrevistas que concedeu ao CPDOC, o filme usa a meta-narrativa como recurso e fio-condutor, ao se perguntar como narrar aquilo que o arquivo mostra e o que ele esconde sobre a personagem.

 

Vozes Negras

(14min) de Isabela Ferreira, Karime Pereira e Maria Eliane Alves
A partir de entrevistas disponibilizadas pelo acervo CPDOC sobre o movimento negro nacional, o documentário explora o percurso empreendido pelas mulheres negras na militância e a luta contra desigualdades raciais e de gênero, dentro e fora do movimento, agora, protagonistas da própria história.