Cinema, Estética e Política
O Núcleo de Audiovisual e Documentário da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) realizou em 2017 a Oficina de Produção Audiovisual com o tema "Cinema, Estética e Política". A atividade englobou uma semana de aulas sobre os diferentes movimentos estéticos que constituem a história do cinema brasileiro através de uma perspectiva política e econômica, com professores especializados.
Posteriormente, os participantes foram convidados a submeter projetos de realização de curta-metragem documentário, de até 15 minutos, para ser produzido em parceria com o NAD. Os projetos selecionados foram realizados durante os meses de setembro e novembro de 2017, com os meios técnicos e apoio da equipe do NAD no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Confira abaixo os filmes realizados nesta edição da Oficina de Produção Audiovisual.

Véu
(14 min) de Isabella Cruvinel, Renan Simões, Lucas Barbieri, Maurício Soares Filho e João Paulo Pugin
O filme aborda as relações entre memória, cultura e arte de rua a partir de um mural no centro de São Paulo. Pessoas em situação de rua, trabalhadores e estudantes discutem suas percepções sobre o espaço e evocam discussões sobre memória coletiva e arte na metrópole.
Entrecaminhos
(14 min) de Luiza Stolf, Giovanni Iuliano, Sophia Noronha, Mateus Marques e João Paulo Pugin
O filme se propõe a dar voz a distintos alunos e ex-aluna de um cursinho popular. Por meio das experiências pessoais de cada um, somos levados a refletir sobre educação pública e privada, formação profissional, desigualdade e esperanças.