Oficina de Produção Audiovisual 2017

Cinema, Estética e Política

O Núcleo de Audiovisual e Documentário da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) realizou em 2017 a Oficina de Produção Audiovisual com o tema "Cinema, Estética e Política". A atividade englobou uma semana de aulas sobre os diferentes movimentos estéticos que constituem a história do cinema brasileiro através de uma perspectiva política e econômica, com professores especializados.

Posteriormente, os participantes foram convidados a submeter projetos de realização de curta-metragem documentário, de até 15 minutos, para ser produzido em parceria com o NAD. Os projetos selecionados foram realizados durante os meses de setembro e novembro de 2017, com os meios técnicos e apoio da equipe do NAD no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Confira abaixo os filmes realizados nesta edição da Oficina de Produção Audiovisual.

Oficina de produção audiovisual 2017

Véu

(14 min) de Isabella Cruvinel, Renan Simões, Lucas Barbieri, Maurício Soares Filho e João Paulo Pugin
O filme aborda as relações entre memória, cultura e arte de rua a partir de um mural no centro de São Paulo. Pessoas em situação de rua, trabalhadores e estudantes discutem suas percepções sobre o espaço e evocam discussões sobre memória coletiva e arte na metrópole.

 

Entrecaminhos

(14 min) de Luiza Stolf, Giovanni Iuliano, Sophia Noronha, Mateus Marques e João Paulo Pugin
O filme se propõe a dar voz a distintos alunos e ex-aluna de um cursinho popular. Por meio das experiências pessoais de cada um, somos levados a refletir sobre educação pública e privada, formação profissional, desigualdade e esperanças.