A- A+

Núcleo de Audiovisual e Documentário | Oficina de Produção Audiovisual
Edital de Produção Audiovisual

Filmes selecionados para a Segunda Fase da Oficina de Produção Audiovisual:

Almerinda, a luta continua – Patrícia Cibele Tenorio
Alzirinha, uma mulher do Brasil – Helenay Araújo
Sombras Projetadas – Juliana Muylaert
O Rio das Diretas – Grimaldo Carneiro

 

Edital de Produção Audiovisual 2015

O Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC convida alunos inscritos regularmente em cursos de pós-graduação – stricto e lato sensu – a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 minutos) explorando a temática “Rio de Janeiro: palco da história” e tendo como ponto de partida o acervo fotográfico dos arquivos pessoais do CPDOC integralmente digitalizado e disponível para consulta em: http://cpdoc.fgv.br/acervo/arquivospessoais/base.

O acervo do CPDOC reúne duas centenas de arquivos de homens públicos de atuação destacada no cenário nacional, além de alguns poucos arquivos de partidos políticos, que constituem preciosas fontes para pesquisadores nacionais e estrangeiros interessados na história contemporânea brasileira e áreas. As fotografias que compõem o acervo estão disponibilizadas e podem ser consultadas no endereço disponível acima.

Os interessados devem encaminhar, até 28 de agosto , um anteprojeto de realização de documentário seguindo o modelo descrito no item II deste edital. A comissão organizadora selecionará até doze candidatos que serão chamados para participar de uma oficina com duração de quatro dias, entre 27 e 30 de setembro de 2016, das 10 às 18 horas, na Fundação Getulio Vargas – Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro.

Na oficina, os alunos participarão de palestras com professores, técnicos e documentaristas e terão acesso à sala de consulta do CPDOC, onde serão orientados na pesquisa de documentos textuais (manuscritos e impressos), audiovisuais (fotografias, charges, caricaturas e vídeos) e entrevistas de história oral que poderão ser utilizados para complementar a proposta inicial do documentário. A oficina tem como objetivos: criar um espaço de discussão e reflexão sobre as relações entre a linguagem audiovisual, história e memória, e viabilizar a realização dos documentários selecionados.

Após a oficina, os interessados terão até 30 de outubro para enviar os roteiros dos documentários. A comissão selecionará até quatro roteiros, dentre os encaminhados, para participar da segunda etapa da oficina, que consistirá na realização dos documentários. Essa segunda etapa consistirá em uma nova oficina, que será dividida em duas semanas. Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro; 5 e 9 de dezembro, os selecionados serão divididos em grupos para editar os filmes no Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC. Pelos cinco dias de edição (30 horas) os selecionados receberão um pró-labore no valor de R$ 600,00 e, ao final da oficina, aquele que for eleito por uma Comissão Julgadora o melhor trabalho receberá um prêmio de R$ 2.000,00. Sobre os valores mencionados incidirão os descontos legais cabíveis previstos em lei.

Aqueles que tiverem residência fixada fora da cidade do Rio de Janeiro e forem selecionados para a segunda etapa da oficina poderão ter a passagem e a hospedagem custeadas, no todo ou em parte, pelo CPDOC.

Leia os itens do edital, acesse os links dos projetos indicados abaixo e mande sua proposta!!
Edital Oficina Núcleo de Audiovisual CPDOC

 

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede