A- A+

A trajetória política de João Goulart
<<  João Gilberto

Cantor e compositor, João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira nasceu em Juazeiro (BA), em 1931. Começou a carreira como crooner em Salvador, e em 1949 transferiu-se para o Rio de Janeiro. Tornou-se vocalista do conjunto "Garotos da Lua", apresentando-se na boate Plaza, reduto de músicos vanguardistas.

Depois de deixar o conjunto foi contratado pela gravadora CBS como violonista para acompanhar gravações. Participou, em 1958, das faixas "Chega de Saudade" e "Outra Vez" (ambas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), e do LP Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso, introduzindo a harmonização e a batida no violão características do movimento que viria a ser denominado bossa nova.

No mesmo ano gravou em 78 rotações "Chega de Saudade", apresentando seu estilo intimista de cantar, seguida de "Desafinado", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Lança em seguida o primeiro LP, Chega de Saudade. Em 1962, participou do show da bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York, quando a bossa nova passa a ganhar prestígio internacional. Dois anos depois, lançou Getz/Gilberto, gravado com sua esposa Astrud Gilberto e o músico Stan Getz, nos Estados Unidos. Com o disco ganhou seis "Grammy", o mais cobiçado prêmio musical norte-americano.

Permanece até hoje apresentando-se em shows e lançando discos, entre os quais Eu Sei Que Vou Te Amar (1994), e goza de amplo prestígio nacional e internacional como um dos pais da bossa nova.

[Fonte: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001]

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede