A- A+

O Governo de Juscelino Kubitschek
<<  Mies van der Rohe

Arquiteto nascido em 1887, Ludwig Mies van der Rohe é considerado, juntamente com Walter Gropius e Le Corbusier, um dos mestres mundiais da arquitetura moderna. Desde o início da carreira, influenciado pelos estudos do holandês De Stijl, desenvolveu uma concepção arquitetônica de linhas puras. Com Gropius criou em 1919 a escola denominada Bauhaus, em Weimar, Alemanha, com o objetivo de formar, pelo trabalho de equipe, artesãos, escultores, pintores e arquitetos para as tarefas de desenhar e criar novos produtos industriais. Em 1930, Mies van Der Rohe assume a direção da escola, nessa época instalada em Berlim, após uma passagem por Dessau, permanecendo no cargo até 1933, quando a escola foi fechada pelos nazistas.

Deixou a Alemanha nazista em 1937 e partiu para os Estados Unidos, radicando-se em Chicago. Tornou-se, no ano seguinte, diretor do Instituto de Tecnologia de Illinois e acabou criando as bases da moderna cidade de Chicago, construída em aço e vidro, quando projetou, no International Style, o prédio do Federal Building, que abriga o correio e é ornamentado pela escultura "Flamingo" (1974), de Alexander Calder. Criou também prédios para o Instituto de Tecnologia de Illinois.

O rigor das proporções, a valorização da infra-estrutura como elemento estético, e a precisão do detalhe foram os três princípios que nortearam a sua criação. O estilo ascético de Van Der Rohe era reafirmado pela expressão que costumava utilizar como justificativa do funcionalismo de seus projetos: less is more , ou "menos é mais".

Entre suas inúmeras obras citam-se um edifício comercial na Friedrichstrasse, em Berlim (1921), o pavilhão alemão da Exposição Internacional de Barcelona (1929), a casa Tugendhat, na atual República Tcheca (1930), o projeto de campus do Instituto Illinois de Tecnologia (1939-1941) e o Seagram Building, na Park Avenue de Nova York (1958), em colaboração com Philip Johnson. O edifício-sede do Columbia Broadcasting System, em Nova York, foi sua última realização, concluída pouco antes de sua morte em Chicago, em 1969.

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede