A- A+

A Era Vargas: dos anos 20 a 1945

<<  Cassiano Ricardo

Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos (SP), em 1895.

Poeta, crítico, ensaísta, historiador, jornalista e advogado, no movimento modernista paulista, integrou a vertente conservadora dos verde-amarelos, ao lado de Menotti del Picchia, Plínio Salgado, Cândido Motta Filho e Raul Bopp, entre outros. Durante o período em que participou deste grupo, dirigiu a revista Novíssima. Em 1926, publicou Borrões de verde amarelo e, em 1928, Martim Cererê, no qual reconta a história do Brasil a partir de uma perspectiva mítica. Após publicar Deixa Estar Jacaré em 1931, dedicou-se às atividades políticas.

Durante a Revolução Constitucionalista de São Paulo, deflagrada contra o governo federal em 1932, Cassiano Ricardo fez discursos radiofônicos na série "Em defesa da revolução", baseados nos poemas de Martim Cererê. Nesta ocasião foi nomeado secretário do governo Pedro de Toledo. Em agosto de 1936 - ao lado de Menotti del Picchia, Paulo Setúbal, Guilherme de Almeida, Valdomiro Siqueira, Monteiro Lobato, Paulo Prado e Mário de Andrade -, fundou o grupo Bandeira. O grupo - que recebeu o apoio da alta oficialidade, incluindo nomes como os de Góes Monteiro e Juraci Magalhães - propunha-se a salvar a democracia brasileira, combatendo tanto o comunismo como o liberalismo. "A vestir uma camisa verde ou vermelha, preferimos ficar sem camisa", foi uma espécie de slogan do movimento. Essas idéias foram difundidas por Cassiano Ricardo em O Brasil no original, escrito em 1936.

Eleito em 1937 para a Academia Brasileira de Letras, durante o Estado Novo (1937-1945) ocupou diversos postos importantes, dirigindo o Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda de São Paulo, o departamento cultural da Rádio Nacional e o jornal A Manhã, porta-voz governamental. Data deste período a publicação da Marcha para o Oeste (1940), uma versão mítica do Estado Nacional, em que Cassiano faz uma analogia entre a organização das bandeiras (século XVI) e a do Estado Novo.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 1974.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede