A- A+

A Era Vargas: dos anos 20 a 1945

Diretrizes do Estado Novo(1937 - 1945) > Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

O Senac é uma instituição de direito privado criada em 1946, subordinada à Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O primeiro passo para a criação do Senac foi dado em junho de 1945 por Alexandre Marcondes Filho, ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, que assinou portaria criando uma comissão especial destinada a promover a difusão e aperfeiçoamento do ensino comercial no país. Em setembro daquele mesmo ano era criada a Confederação Nacional do Comércio (CNC), órgão sindical patronal máximo do comércio no Brasil. Logo após seu surgimento, a CNC passou a empenhar-se na criação do Senac, que foi afinal instituído pelo Decreto-Lei nº 8.621, de janeiro de 1946. Um outro Decreto-Lei, o de nº 8.622, estabelecia a regulamentação do ensino comercial e fixava direitos e deveres de comerciantes e comerciários.

O Senac possui uma rede de escolas próprias distribuídas por diversos pontos do país e se mantém com a contribuição arrecadada de todos os estabelecimentos comerciais vinculados à CNC, correspondente a 1% do montante pago por cada uma dessas empresas ao conjunto de seus empregados. A entidade possui uma administração nacional e diversas administrações regionais. Seu órgão dirigente máximo, o Conselho Nacional, é composto pelo presidente da CNC, representantes do Ministério do Trabalho e representantes dos diversos conselhos regionais. O primeiro presidente do seu Conselho Nacional foi João Daudt de Oliveira.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede