Edital de Seleção de Projeto de Pós-Doutorado – PPHPBC/2019
Programa Nacional de Pós-Doutorado CAPES (Portaria n.86/2013)

O Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getulio Vargas, em conformidade com a Portaria CAPES n. 86/2013 (http://www.capes.gov.br/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf), torna público o presente Edital para seleção de projetos de pesquisa de pós-doutorado nos seguintes termos:

Art. 1º - Será concedida 1 (uma) bolsa de pós-doutorado para o desenvolvimento de projeto de pesquisa vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa, no valor mensal de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), pelo período de 12 (doze) meses.

Parágrafo único - É vedada a acumulação dessa bolsa com qualquer modalidade de bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, empresa pública ou privada, ou ainda com o exercício profissional remunerado, ressalvadas as exceções previstas no art. 2º. ou advindas de norma específica da CAPES.

Art. 2° - O candidato deverá cumprir com os seguintes requisitos para proceder à inscrição:

a) Possuir título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC, em uma das seguintes áreas: Ciências Sociais (incluindo Antropologia, Ciência Política, Sociologia ou Relações Internacionais), História, Ciência da Informação ou Arquivologia;
b) Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
c) Não possuir vínculo empregatício com a FGV;
d) Enquadrar-se em uma das seguintes situações:

i) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício quando da implementação da bolsa;
ii) ser estrangeiro, residente no exterior quando da submissão da inscrição, e sem vínculo empregatício quando da implementação da bolsa;
iii) ser docente ou pesquisador no país, com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, devendo apresentar comprovante de afastamento da instituição de origem por período compatível com o prazo de vigência da bolsa quando da implementação da mesma.

Parágrafo primeiro – Para os bolsistas aprovados nas modalidades i e ii, o período de duração da bolsa será de doze meses, podendo ser renovada anualmente até o limite máximo de 60 (sessenta) meses.

Parágrafo segundo - Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este documento será analisado pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais.

Art. 3° - Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos para realização da inscrição:

a) Ficha de inscrição preenchida (Anexo I do presente edital).
b) Em caso de candidato estrangeiro residente no exterior, comprovante de endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
c) Carta de motivação, de no máximo uma lauda, explicitando o interesse do candidato no Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC).
d) Currículo Lattes, para os candidatos brasileiros. Para os candidatos estrangeiros, deverá ser preenchido e apresentado currículo conforme Anexo II desse edital.
e) Projeto de pesquisa vinculado a uma das três linhas de pesquisa do PPHPBC contendo, no máximo, 8 (oito) laudas. O projeto deverá conter os seguintes itens: Titulo; Objeto da pesquisa; Justificativa; Breve descrição metodológica, com indicação das fases da pesquisa.

Art. 4° - Os documentos de inscrição deverão ser enviados até às 23h59min do dia 22 de novembro de 2019, para o e-mail daniela.aires@fgv.br

Parágrafo primeiro - Como prova da inscrição, valerá exclusivamente a confirmação de recebimento enviada pelo PPHPBC.

Parágrafo segundo - Inscrições incompletas, sem o envio da totalidade dos documentos, não serão aceitas.

Art. 5° - São critérios para classificação do candidato:

a) Mérito do projeto de pesquisa.
b) Avaliação de currículo e carta de motivação.
c) Desempenho em entrevista.

Art. 6° - Os resultados preliminares da análise dos documentos serão divulgados até 4 de dezembro de 2019, sendo convocados para entrevista apenas os candidatos aprovados nessa primeira fase.

Art. 7° - As entrevistas deverão ser realizadas entre os dias11 e 12 de dezembro de 2019. No caso de candidatos residentes fora do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, as entrevistas serão realizadas à distância, por meios eletrônicos.

Art. 8° - O resultado final da seleção do bolsista será divulgado até o dia 13 de dezembro de 2019. O período de vínculo com o PPHPBC/CPDOC e de vigência da bolsa de pós-doutorado deverá se iniciar em janeiro de 2020. A data precisa do início do vínculo será indicada posteriormente ao candidato selecionado.

Art. 9º - São obrigações do bolsista:

a) Apresentar relatório anual do desenvolvimento da pesquisa, bem como relatório final de pesquisa no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após o término das atividades.
b) Dedicar-se exclusivamente à pesquisa e às atividades do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC.
c) Ter disponibilidade para (i) desenvolver atividades de pesquisa em ao menos uma das linhas de pesquisa do PPHPBC; (ii) ministrar disciplinas no PPHPBC, (iii) participar em bancas; (iv) ministrar disciplinas na Escola de Ciências Sociais.

Art. 10 - Uma vez aprovado, o candidato que não residir na cidade do Rio de Janeiro deverá alterar sua residência para esta cidade ou sua região metropolitana a fim de permitir o desenvolvimento regular das atividades do Pós-Doutorado.

Parágrafo único - Em caso de candidato estrangeiro, este deverá comprovar dispor da documentação necessária para a entrada e para a permanência regular no Brasil por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

Art. 11 - Os casos omissos desse edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPHPBC.

 

Rio de Janeiro, 24 de outubro de 2019.
Angela Moreira
Coordenadora do PPHPBC/CPDOC

 


Edital em PDF.

Errata ao edital PNPD 2019 .

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

NOTÍCIAS DA PÓS

O CPDOC lança três novos editais de seleção para bolsas no âmbito do programa de internacionalização CAPES-PrInt. Tema do projeto de pesquisa: Ciência de Dados nas Ciências Sociais.

Clique aqui para acessar os editais.

O Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC abre seleção para uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do PNPD/CAPES. Inscrições até o dia 22 de novembro de 2019.

Edital e erratas disponíveis

Organizado pelos professores Américo Freire, Francisco Carlos Palomanes Martinho e Marco Aurélio Vannucchi. Dia 03 de dezembro de 2019, às 19h, na Blooks Livraria - Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema), Botafoto - Rio de Janeiro.

Já está disponível a lista de candidatos aprovados para a fase de entrevistas do Doutorado!

Já está disponível a errata à lista de incrições homologadas para o Mestrado Acadêmico !

Já estão disponíveis as inscrições homologadas para o Mestrado Acadêmico  e Doutorado!

Já estão disponíveis as inscrições homologadas para o Mestrado Profissional!

Acompanhe o processo seletivo para 2020 do Mestrado Acadêmico e Doutorado e do Mestrado Profissional.

Palestra com Paula Mariane (PUC-Campinas) no âmbito dos Laboratórios de Estudos sobre Militares (LEM) e de Estudos da Cultura Visual (LECV). Dia 26 de novembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Inscreva-se gratuitamente.

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede