Histórico e Características
O Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais foi criado em 2003 por uma equipe madura de profissionais reunida no CPDOC. Após trinta anos de atuação nas áreas da pesquisa histórica e dos acervos, o CPDOC criou o Mestrado Profissional, pioneiro em seu perfil, dando início às atividades do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC).
O Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais se insere, portanto, em uma instituição com larga experiência na gestão e produção de bens públicos, detentora de um dos mais importantes acervos documentais da história do Brasil Republicano. São cerca de 200 arquivos pessoais de pessoas públicas e mais de 7.000 horas de entrevistas de história oral. Pioneiro na constituição de acervos, bem como na reflexão acadêmica sobre eles, o CPDOC funciona como instituição de referência para profissionais que atuam em instituições congêneres, ou que desejam iniciar projetos relacionados ao amplo campo da memória e da documentação. Continua...
O curso de Doutorado Profissional começou a funcionar em 2021 e é o desdobramento do Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais. Ele tem compromisso tanto com a melhoria da formação profissional dos seus alunos quanto com a transformação da realidade do país.
A formação continuada de recursos humanos nas áreas de cultura e projetos sociais com habilidades de pesquisa aplicada é demanda urgente da sociedade brasileira. O contingente de egressos do curso poderá ter papel fundamental nas empresas, nos governos e na sociedade civil por conta do perfil de profissionais que combinem capacidade de gestão e inteligência científica para desenhar, avaliar e transformar criativamente políticas públicas. Além disso, é impossível pensar o desenvolvimento do país sem um conjunto de produtos nas áreas de Bens Culturais e de Projetos Sociais que contribuam para a elaboração de políticas públicas inteligentes e duradouras. Igualmente, a promoção de uma cultura científica aplicada baseada em evidências e em raciocínio crítico é crucial para o aprimoramento do debate público nas áreas de Bens Culturais e de Projetos Sociais, em que opiniões sem lastro empírico ainda são abundantes.
Vale a pena registrar, ainda, o fato de o CPDOC abrigar o Núcleo de Pesquisa Social Aplicada. Para os alunos do nosso Mestrado e Doutorado Profissionais, a expertise do núcleo no monitoramento e avaliação de políticas públicas constitui um atributo importante, na medida em que podem tanto usufruir dos resultados das pesquisas já desenvolvidas como contar com apoio para o desenho de suas próprias estratégias de investigação
Objetivos e público alvo
O mestrado e o doutorado profissionais têm como objetivo geral prover formação e atualização para quadros de nível superior que lidam ou pretendem lidar, quer de uma perspectiva aplicada, quer de uma perspectiva teórica, com a pesquisa histórica e social, a produção, preservação e difusão de bens culturais, e com a elaboração e implementação de políticas e projetos centradas na esfera cultural. Com este propósito, trabalhamos para assegurar:
RECRUTAMENTO INTERDISCIPLINAR
Atrair alunos com formação nas áreas de História, Ciências Sociais, Comunicação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia, Ciência da Informação, entre outras, e que desejem aprofundar seu conhecimento teórico para articulá-lo com sua prática profissional.
ATUALIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA
Oferecer aos profissionais os instrumentais teóricos e metodológicos para o enfrentamento de novos desafios, a implantação de projetos de inovação e o aprimoramento de suas práticas profissionais, atualizando-os com relação aos debates epistemológicos e metodológicos que caracterizam o campo da História e das Ciências Sociais.
QUALIFICAÇÃO DIFERENCIADA
Capacitar os alunos, para além do trabalho autônomo, com o domínio teórico-metodológico aplicado para atuar em instituições do setor privado, como empresas, escritórios de planejamento e assessoria; do setor público, como ministérios, secretarias, órgãos de patrimônio, empresas estatais; e do terceiro setor, como ONGs e fundações.
EMPREGABILIDADE
Oferecer uma formação sólida para os profissionais ingressarem ou se consolidarem no mercado de trabalho nas áreas de acervos, instituições de memória e projetos de impacto social, não apenas no campo da cultura, mas também da administração, do turismo, do ensino, da comunicação e do esporte, seja em empresas privadas, em organismos públicos ou do terceiro setor.
INSERÇÃO NA ÁREA DE BENS CULTURAIS
Prover profissionais qualificados para a arena dos Bens Culturais. Entende-se por Bens Culturais o campo formado por instituições, organizações e agências que operam com a produção, preservação e difusão de produtos culturais entendidos em sentido amplo. O CPDOC tem se especializado em treinar profissionais das áreas de patrimônio, museologia, produção cultural, comunicação cultural e memória social e empresarial.
INSERÇÃO NA ÁREA PROJETOS SOCIAIS
Preparar profissionais qualificados para o domínio dos Projetos Sociais. Entende-se por Projetos Sociais o campo formado por instituições, agências e organizações que planejam, implementam e avaliam políticas sociais. O Mestrado Profissional tem treinado profissionais de origens diversas, sejam eles oriundos dos setores de responsabilidade social de empresas públicas e privadas ou de ONGs com tradição na pesquisa e gestão de políticas de combate à desigualdade e à pobreza.
Documentos
Acesse os principais documentos do Mestrado e Doutorado Profissionais:
Todo o corpo docente colabora com o cotidiano administrativo do PPHPBC" através da atuação junto às comissões constituídas ao longo do quadriênio, graças à adoção de um sistema de rodízio pensado para garantir a participação e dedicação de todos em decisões como seleções para prêmios, processos seletivos, elaboração de manuais, bolsa Faperj Nota 10, elaboração de projetos para concorrer a editais, entre outras. A relação das comissões formadas no último quadriênio pode ser consultada a seguir.