MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO
Perfil do Egresso

O Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais busca formar mestres e doutores com sólidos conhecimentos nas grandes áreas que conformam a expertise do CPDOC – história do tempo presente, história política, memória, cultura e patrimônio - dotando-os de habilidade para o estabelecimento de enquadramentos contemporâneos para o desenvolvimento de suas pesquisas. Esse perfil cognitivo pretende estimular no futuro pesquisador o gosto por abordagens não tradicionais de temas diferentes no espectro das ciências históricas e sociais e pela exploração de perspectivas comparativas e transnacionais, incentivando a utilização combinada de distintas fontes de pesquisa. Acredita-se que isso singulariza o PPHPBC no universo formado pelos Programas de Pós-Graduação em História, já que nosso principal objetivo não é tanto explorar recortes temáticos específicos, mas investir em abordagens inovadoras para domínios de saber historiográfico considerados tradicionais, aproveitando, para isso, a forte presença de cientistas sociais no quadro docente.

Os resultados de uma pesquisa realizada pelo FGV Opinião, intitulada “Percepções dos egressos do Mestrado Acadêmico e do Doutorado do PPHPBC (2015)” podem ser acessados aqui.

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

NOTÍCIAS DA PÓS

A comunidade FGV agora tem acesso à base do Center for Research Libraries (CRL), um consórcio internacional de universidades e bibliotecas de pesquisa que disponibiliza fontes primárias raras e incomuns de todas as regiões do mundo. O material é de especial interesse para as áreas de Ciências Sociais e História. A forma de acesso se dá por computadores interligados à Rede FGV, incluindo os disponibilizados para consulta nas bibliotecas.

A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) convida para palestra, em inglês, com a historiadora Sarah Kovner (Columbia University) sobre como as concepções de gênero e sexualidade no Japão são diferentes ou iguais às do resto do mundo e como elas mudaram ao longo do século 20. Dia 4 de julho de 2019, às 10h na sala 1013. Inscrições gratuitas.

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais recebe o historiador Matthew Connelly (Columbia University) para falar sobre o impacto dos novos métodos experimentais da Inteligência Artificial no campo da História e das Ciências Sociais. Dia 3 de julho de 2019, às 14h na sala 1013. Evento gratuito, inscreva-se já.

O evento tem a finalidade de promover discussão sobre trajetórias profissionais e a situação ocupacional dos egressos dos cursos de Ciências Sociais. Inscrições gratuitas. Sempre às 11h, na sala 306.

O terceiro encontro ocorre dia 11 de junho de 2019.

Lançamos seis editais de seleção para bolsas no âmbito do programa de internacionalização CAPES-PrInt. Tema do projeto de pesquisa: Ciência de Dados nas Ciências Sociais.

Clique aqui para acessar os editais e o resultado do processo seletivo.

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede