MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO
Histórico e Características

O Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) iniciou suas atividades em 2003, quando uma equipe madura de profissionais reunida no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (atual Escola de Ciências Sociais – FGV/CPDOC) criou o Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais. Em uma segunda etapa, já em 2007, foi implantado o Mestrado Acadêmico e o Doutorado em História, Política e Bens Culturais.Na última avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação, realizada pela Capes, o PPHPBC recebeu conceito 5.

Ao criar um mestrado acadêmico e um doutorado em história, o CPDOC apostou na formação de profissionais capazes tanto de produzir conhecimento, como de formar novos produtores de conhecimento, a partir de um diálogo intenso com as ciências sociais. A criação dos cursos foi orientada pela perspectiva de ampliar e diversificar o escopo da pós-graduação em história, e não de competir com programas tradicionais que conformam a oferta de cursos em nível regional. Sua ênfase temática em história política, privilegiando o recorte do Brasil Republicano, aliada a uma preocupação analítica com bens culturais e, mais recentemente, com os desafios urbanos e as relações internacionais, fazem dos cursos um caso singular. Essa particularidade se intensifica com a força que neles tem a interdisciplinaridade, o que se justifica pela visão que orienta a proposta do CPDOC desde o seu início, ou seja, a de que o dinamismo atual da história se deve, em larga medida, ao diálogo que ela soube promover com as ciências sociais.

Os cursos de mestrado acadêmico e doutorado do CPDOC são isentos de mensalidades, e o PPPHPBC vem aumentando o número de bolsas de estudo concedidas por agências de fomento, o que indica seu reconhecimento. Além destas bolsas regulares, alguns alunos recebem bolsas de estudo vinculadas a projetos de pesquisa desenvolvidos por professores do Programa.

Os últimos anos têm sido marcados pela consolidação do processo de internacionalização do PPHPBC. Esse esforço se traduz, de maneira mais geral e permanente, no estabelecimento de convênios com instituições estrangeiras de pesquisa e ensino no âmbito dos quais se desenvolvem diferentes iniciativas: projetos de pesquisa colaborativos, mobilidade de professores e alunos, promoção de eventos conjuntos e publicações.Para maiores informações sobre os convênios estabelecidos consultar o Portal do CPDOC. Em 2018, o PPHPBC foi contemplado no edital “Programa Institucional de Internacionalização” da Capes (Capes-Print), que visa desenvolver ações voltadas para intensificar o processo de internacionalização da Pós-Graduação, envolvendo alunos e professores.

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

NOTÍCIAS DA PÓS

A comunidade FGV agora tem acesso à base do Center for Research Libraries (CRL), um consórcio internacional de universidades e bibliotecas de pesquisa que disponibiliza fontes primárias raras e incomuns de todas as regiões do mundo. O material é de especial interesse para as áreas de Ciências Sociais e História. A forma de acesso se dá por computadores interligados à Rede FGV, incluindo os disponibilizados para consulta nas bibliotecas.

Lançamos seis editais de seleção para bolsas no âmbito do programa de internacionalização CAPES-PrInt. Tema do projeto de pesquisa: Ciência de Dados nas Ciências Sociais.

Clique aqui para acessar os editais e o resultado do processo seletivo.

v. 32, n. 66 (2019): Escravidão e Liberdade nas Américas. Revista Estudos Históricos acaba de publicar seu último número. Convidamos você a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) convida para sessão sobre o projeto "Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940)"  coordenado pelo professor Luis Ferla (Unifesp). Este evento tem como objetivo discutir a plataforma online, difundir o seu uso e motivar a participação de estudiosos do tema.

Dia 29 de maio de 2019, às 14h. Inscreva-se aqui.

A revista discente do Programa de Pós Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC convida os interessados para que enviem seus trabalhos para o Dossiê “Direito à cidade”. O Prazo de submissão foi prorrogado para o dia 20 de maio de 2019.

Clique aqui para mais informações

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede