Mestrado e doutorado acadêmicos

Grade e calendário

Estrutura Curricular

Mestrado
No mestrado acadêmico, os alunos devem cursar duas disciplinas obrigatórias (“História e Teoria Social” e “Métodos e Técnicas de Pesquisa”), duas disciplinas optativas, e dois seminários de pesquisa, estes últimos correspondendo à etapa de elaboração da dissertação, a cargo dos orientadores. A disciplina História e Teoria Social, oferecida sempre no primeiro semestre letivo, visa discutir como História e Ciências Sociais fertilizaram-se mutuamente nas últimas décadas, destacando grandes áreas temáticas nas quais este diálogo se mostrou mais frutífero: a História Social e a nova História Política, a Sociologia Histórica e a História Cultural. O curso busca mapear os debates teóricos recentes no campo da História, funcionando como uma apresentação desses debates para os alunos do Mestrado.

Doutorado
A execução curricular do doutorado acadêmico estabelece que os alunos devem cursar três disciplinas no Programa, sendo uma obrigatória (“Métodos e técnicas de pesquisa”), duas optativas e cinco seminários de pesquisa, que podem corresponder a disciplinas optativas de caráter metodológico ou a seminários de acompanhamento da elaboração da tese, a cargo dos orientadores. Para os alunos que não têm formação na área de História, a disciplina “História e Teoria Social”, obrigatória para o mestrado, é fortemente recomendada.

Em ambos os cursos, mestrado e doutorado acadêmicos, uma das disciplinas optativas poderá ser substituída por disciplina de outro Programa de Pós-Graduação stricto sensu reconhecido, desde que previamente comunicado à Coordenação do PPHPBC e que valha pelo menos quatro (4) créditos (60 horas/aula).