Núcleo de Pesquisa Social Aplicada

Metodologias

Qualitativa

  1. Aperfeiçoamento de técnicas de análise de dados qualitativos extraídos de entrevistas em profundidade, grupos focais, documentos e etc. - A simples descrição qualitativa do problema do cliente tem pouca utilidade para a atuação sobre ele, nossa abordagem permite construir o quadro conceitual por trás do problema do cliente.
     
    • Análise de discurso: pretende compreender o dado qualitativo como produto de um contexto, como forma de iluminar os significados implícitos. Observa que um discurso não informa apenas sobre o entrevistado, mas sobre todo o contexto social dentro do qual ele é construído.
    • Análise de conteúdo: pretende uma quantificação do dado qualitativo, para perceber as relações entre o discurso e o problema analisado a partir da repetição e da estrutura dos conceitos. Observa a freqüência de determinados léxicos que podem ter um significante.
  2. Automação da codificação de dados qualitativos: emprega os principais softwares e linguagens de programação utilizados no mundo para a automação dos processos de codificação dos dados qualitativos, permitindo um diferencial significativo na qualidade e na acurácia da análise e da visualização dos dados

 

Quantitativa

  1. Desenvolvimento, adaptação e teste de escalas de perguntas e da operacionalização de conceitos - Visando medir corretamente os problemas enfrentados pelos clientes, pois, erros de mensuração estão por trás de muitos erros de diagnóstico e de estratégia gerencial.
     
  2. Modelagem causal multivariada - Só é possível uma atuação adequada sobre os problemas quando se consegue estabelecer claramente suas causas. O uso de técnicas estatísticas multivariadas permite descobrir quais fatores realmente influenciam os problemas dos clientes e qual o peso relativo entre estes fatores.
     
  3. Segmentação de padrões - Permite a redução da complexidade no entendimento dos problemas dos clientes, o que facilita a atuação sobre eles.
     
    • Complexidade do público alvo: a identificação de um conjunto de atitudes e comportamentos comuns entre grupos do público alvo permite estabelecer um conjunto de estratégias direcionadas a cada grupo.
    • Complexidade dos fatores explicativos: a identificação de sobreposições e relações indiretas entre fatores explicativos permite reduzir o número de elementos a se considerar na construção de estratégias gerenciais.
  4. Automação de pesquisa - Muitos clientes apresentam problemas contínuos, que precisam ser medidos regularmente para permitir uma atuação gerencial também contínua, uma pesquisa isolada ajudaria pouco. Nestas situações, desenvolvemos softwares para operacionalizar necessidades de pesquisa dos clientes.