Publicações

Os partidos políticos estaduais da Primeira República

Qual o papel dos partidos políticos após o fim da Monarquia? Esta é a pergunta que a coletânea "Partidos políticos estaduais da Primeira República (1899-1930)" procura começar a enfrentar a partir do trabalho de um grupo interdisciplinar de pesquisadores, em sua maioria vinculados ao Projeto HIPOL (História das Instituições Políticas), criado em 2019 para promover o estudo das instituições políticas brasileiras pré-1964.

A obra foi organizada pela professora Jaqueline Zulini em parceria com seu colega, Paolo Ricci, e nasceu de dois simpósios realizados pela dupla, um em 2021 e outro, em 2022, para debater o tema com os autores dos capítulos.

O capítulo de abertura mapeia os níveis de competição político-partidária em todo o país para as onze eleições realizadas desde 1899 até 1930 à Câmara dos Deputados e ao Senado, com o objetivo de introduzir o leitor à complexidade do tema, antes de convidá-lo a pensar nas especificidades estaduais. Na sequência, a obra começa a se estruturar em torno de três áreas de concentração temática investigadas por meio de estudos de caso, que refletem as características típicas dos partidos da Primeira República.

A primeira área de concentração dos estudos de caso diz respeito à organização dos partidos republicanos, fundados, antes de tudo, para disputar as eleições. Na segunda área de concentração temática da coletânea encontra-se um conjunto de capítulos que discute as dissidências partidárias e o surgimento das oposições na Primeira República. Por fim, uma terceira área de concentração do livro é dedicada à análise da imprensa partidária como veículo de competição política na época.

Os partidos políticos estaduais da Primeira República (1899-1930)

"É com renovada esperança que recebi esta nova publicação e, com ela, o honroso convite de prefaciá-la. Depois de décadas de silenciamento sobre os temas que envolveram a política da Primeira República, o novo milênio trouxe à baila pesquisas inovadoras, fundamentadas em fontes alternativas e com abordagens diferenciadas no campo da história e da sociologia políticas. Este livro, organizado pelos renomados pesquisadores Jaqueline Zulini e Paolo Ricci, reúne jo- vens pesquisadores de diversas regiões do país, a tratar de um tema muito caro para a historiografia brasileira: os partidos e as eleições."

Cláudia M. R. Viscardi 
Professora titular da UFJF. Pesquisadora do CNPq

Recém-publicada pela EdiPUCRS, a coletânea pode ser adquirida em e-book ou papel. Acesse em: https://editora.pucrs.br/livro/1734