A coletânea, organizada por Marco Aurélio Vannucchi e Luciano Aronne de Abreu, totaliza quase 900 páginas e contém 25 capítulos, que procuram dar uma visão abrangente do período, tratando de temas clássicos (como a reorganização do Estado, o integralismo, a economia e as Forças Armadas), mas, igualmente, de temas novos (como o movimento negro, o movimento feminista, o futebol e a questão ambiental). Dessa forma, ela se diferencia de outras iniciativas editoriais do gênero pelo mergulho profundo em um período específico da história brasileira.
A motivação dos organizadores da coletânea foi oferecer textos de alta qualidade, redigidos de acordo com os padrões do trabalho científico, porém com uma linguagem acessível. Assim, ela destina-se a qualquer leitor interessado. Os capítulos foram encomendados a reconhecidos especialistas nos assuntos tratados, que incorporaram tanto as obras mais antigas que continuam influentes quanto a literatura mais recente.
A Era Vargas (1930-1945). Marco Aurélio Vannucchi e Luciano Aronne de Abreu (orgs). Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2021, 2 volumes.
https://editora.pucrs.br/livro/1491/
https://editora.pucrs.br/livro/1513/
Uma versão compacta da coletânea foi publicada em inglês, em 2020, pela Sussex Academic Press: https://tinyurl.com/yd6wtcun