A- A+

Núcleo de Audiovisual e Documentário
Outras produções do NAD

 

O processo de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências MilitaresTopo da Página

O filme tem por objetivo apresentar o processo de criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), conduzido pelo Instituto Meira Mattos (IMM), pertencente à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

 

Cientistas sociais em campo: a experiência do curso Sociologia da Profissão MilitarTopo da Página

Entre 22 e 31 de Julho de 2019, o CPDOC ofereceu o curso "Sociologia da Profissão Militar" a alunos de todos os cursos da FGV no Rio e São Paulo. Os alunos participaram de aulas preparatórias e viajaram a Manaus e Resende, onde tiveram a oportunidade de visitar unidades chaves do Exército e realizar trabalho de campo sobre a vida militar.

 

The memory of the struggle for freedom in AfricaTopo da Página

Commander (“comandante”) Pedro Pires, born in 1934, was one of the leading leaders in the struggle for the liberation of Guinea Bissau and Cape Verde from Portuguese colonial rule. After Cape Verde’s independence the Comandante became prime minister of the new country (1975-1991) and later its president (2001-2011). In a lengthy filmed interview of about 12 hours given in June 2019, he talked at length about the fight against colonialism. However, in addition to the recollections of past war fighting, he emphasizes the importance of the struggle over the events and its combatants in the present and in the future historical memory. That memory would be, in his view, threatened. From this theme, we have produced a short documentary, which highlights the power of oral history in the construction of individual and collective political memories.

 

Magia e poder: Fronteiras entre o sagrado e o profano (2019)Topo da Página

O filme foi realizado a partir do acervo da antropóloga Yvonne Maggie, doado à FGV CPDOC e disponível para consulta pública. A proposta do documentário é apresentar parte desse rico arquivo articulando entrevistas, filmagens e fotografias produzidas durante o trabalho de campo da antropóloga.

Realização: Núcleo de Audiovisual e Documentário
Direção e montagem: Gyovanna Alves e Lucas Pipolos

 

Memórias de um Rio FabrilTopo da Página

Três fábricas do Rio de Janeiro mostram a força do passado industrial e a sua importância para a memória social carioca. Cada uma delas teve um destino após o fechamento, mas todas são capazes de falar sobre a cidade na qual nasceram e morreram. Filme produzido no CPDOC FGV em parceria com a Coevos Filmes.

Direção: Thais Blank, Isabel Joffily e Paulo Fontes.

 

Memórias do Documentário Brasileiro: Histórias de VidaTopo da Página

O filme é um dos resultados do projeto Memória do Cinema Documentário Brasileiro: histórias de vida. O documentário articula os depoimentos recolhidos dentro de uma perspectiva de história de vida em torno de um eixo temático comum: o período da ditadura militar no Brasil.

 

Territórios do TorcerTopo da Página

Editado pela equipe do Núcleo de Audiovisual do CPDOC, “Territórios do Torcer” acompanha os depoimentos de líderes de torcidas organizadas da cidade de São Paulo, em um total de 50 horas de entrevistas gravadas pela FGV, em parceria com o Museu do Futebol/Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, sob os auspícios da FAPESP. O enredo articula três tópicos do universo associativo dos torcedores de futebol: 1. As torcidas e sua territorialidade, com referências à presença dos subgrupos nos bairros e nas diferentes regiões da cidade, o ritual de reunião nos dias de jogo, os deslocamentos urbanos, as caravanas, a passagem pela sede e os itinerários até o estádio; 2. As torcidas e a violência, tema incontornável do debate público, em que se aborda a dinâmica das brigas, a lógica das rivalidades, as amizades, as alianças, a relação com a polícia, os casos mais graves de incidentes fatais, além do impacto do estigma e a possibilidade de sua reversão na ótica dos entrevistados; 3. As torcidas e o associativismo das Escolas de Samba, onde os depoentes narram como as torcidas se tornaram atuantes no carnaval de São Paulo – caso único no Brasil –, sua organização, o histórico das agremiações carnavalescas derivadas do futebol, a sociabilidade acionada para além do mundo futebolístico, a relação com a liga das escolas de samba e com as emissoras de TV e, por fim, o modo pelo qual o samba pode influenciar positivamente a imagem das facções torcedoras.

 

Os cientistas sociais e o golpe de 1964: a experiência de uma geraçãoTopo da Página

Editado pelo aluno da Escola de Ciências Sociais da FGV Sérgio Faria, o documentário teve como base uma série de depoimentos de cientistas sociais brasileiros concedidos ao projeto “Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida”. Articulando estas entrevistas com documentos do acervo do CPDOC o filme procura responder a pergunta: qual foi o impacto do golpe de 1964 sobre o ensino e a aprendizagem da Ciências Sociais no Brasil?

Realização: Núcleo de Audiovisual e Documentário CPDOC/FGV.

Edição: Sérgio Faria

 

A voz da arquibancadaTopo da Página

A voz da arquibancada apresenta os resultados de um conjunto de depoimentos em História Oral, feitos ao CPDOC/FGV por lideranças de torcidas organizadas do Rio de Janeiro. Entre os anos de 2010 e 2014, foram gravadas mais de vinte horas de entrevistas com representantes da FTORJ, entidade criada em 2008, que reúne líderes de associações de torcedores dos principais clubes da cidade do Rio: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. Iniciativa surpreendente em um meio marcado por rixas violentas e incidentes fatais, a FTORJ acena para uma possibilidade de diálogo e convivência entre torcedores rivais, a partir de interesses comuns, construídos em reação às transformações estruturais por que vem passando a economia e a cultura organizacional do futebol contemporâneo. Por meio de narrativas ancoradas em histórias de vida, que se inspiram por sua vez numa tradição mais recente do CPDOC, a tematizar movimentos sociais e grupos populares, a exemplo de A favela fala, de Dulce Pandolfi e Mário Grynzspan, e de Histórias do movimento negro no Brasil, de Verena Alberti, A voz da arquibancada dá a conhecer as emocionantes trajetórias de lideranças das torcidas organizadas e permite compreender, por dentro, os dilemas e os projetos dessas associações juvenis em tempos de crise.

Direção: Bernardo Buarque de Hollanda, Jimmy Medeiros, Bernardo Bortolloti e Rosana da Câmara Teixeira.

Realização: Núcleo de Audiovisual e Documentário CPDOC/FGV.

 

Copa de 1970: Depoimentos de Jogadores da SeleçãoTopo da Página

O documentário é resultado do projeto de pesquisa acadêmico intitulado “Futebol, memória e patrimônio: projeto de constituição do acervo audiovisual do Museu do Futebol/Pacaembu”. Com apoio da FAPESP, a pesquisa contemplou 120 horas de entrevistas filmadas com ex-jogadores da seleção brasileira, que atuaram em copas do mundo, entre 1954 e 1982. O documentário baseia-se na edição dos depoimentos concedidos por 14 ex-atletas que participaram da copa de 1970, no méxico. Com imagens autorizadas pela fifa, o filme narra a versão dos jogadores acerca dos preparativos, dos jogos e do retorno da equipe tricampeã ao brasil.

Direção: Bernardo Buarque de Hollanda.

Realização: CPDOC/FGV e Museu do Futebol.

 

Favela FabrilTopo da Página

O documentário constrói a trajetória do espaço da antiga fábrica de laticínios da CCPL, na zona norte do Rio de Janeiro. A fábrica foi construída nos anos 1940, desativada no final da década de 1990 e ocupada por centenas de famílias nos anos 2000. Em 2009, a comunidade CCPL foi contemplada com um projeto de construção de um condomínio popular que previa a demolição da antiga fábrica. A equipe acompanhou os últimos meses da ocupação e conta a história daquele espaço por meio das memórias de seus antigos moradores e trabalhadores.

Direção: Thais Blank, Mariana Cavalcanti e Paulo Fontes.

Realização: Núcleo de Audiovisual e Documentário e Laboratório de Estudos Urbanos CPDOC/FGV.

 

Intentona: Um ritual militarTopo da Página

Documentário dirigido por Celso Castro e Arbel Griner. Utilizando imagens de arquivo e gravações atuais, o filme retrata o ritual de rememoração da “Intentona Comunista” quando, em 1935, tropas leais ao governo derrotaram um levante comunista ocorrido em Natal, Recife e Rio de Janeiro. A cerimônia se tornou um ponto focal da ideologia anticomunista no Brasil, contando com a presença dos sucessivos presidentes da República, ministros, militares, autoridades políticas e religiosas.

 

ABED – 10 anosTopo da Página

Documentário realizado pelo FGV/CPDOC sobre os 10 anos da ABED. A ABED é uma sociedade acadêmica, civil e sem lucrativos que congrega professores e pesquisadores volados para os estudos ligados à defesa nacional.

 

Elas

Curta-metragem que aborda o cotidiano de mulheres no trabalho. Trabalho feito por alunas e aluno para a disciplina de Documentário e Direitos Humanos da Escola de Ciências Sociais/FGV.

 

PIBID: Experiências de formaçãoTopo da Página

Documentário sobre as experiências de alunos da FGV e professores no Programa de Iniciação a Docência no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti.”

 

Becker aos 80: Uma entrevista com Karina KuschnirTopo da Página

Entrevista realizada por Karina Kuschnir com o sociólogo norte-americano Howard S. Becker em sua residência, em San Francisco, em 29 de agosto de 2008. A entrevista foi originalmente apresentada em sessão de homenagem realizada neste mesmo ano no Encontro Anual da ANPOCS.

TranscricaoBecker.pdf

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede