A- A+

Núcleo de Audiovisual e Documentário

Atividades

Atividades promovidas e vivenciadas pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário:

2018
  • Realização das atividades de gravação, edição e disponibilização de entrevistas dos projetos de pesquisa Memória das Ciências Sociais no Brasil, Política externa do governo Lula, Transformações da profissão militar e Pax Brasiliana.
  • Parceria com projetos e escolas da FGV, para gravação, divulgação e suporte às atividades audiovisuais da Escola de Relações Internacionais, Revista de Administração de Empresas, Escola de Administração Pública e de Empresas de São Paulo, Pós-graduação em Cinema Documentário e Revista Estudos Históricos.
  • Pós-produção do documentário “PIBID: experiências de formação”, que traz experiências de alunos de cursos de licenciatura da FGV no Rio de Janeiro em sala de aula, a partir do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência.
  • Gravação das sessões do Seminário Como Você Ensina?, do Congresso de Humanidades Digitais e do Seminário da Biblioteca Virtual do Pensamento Social.
  • Realização das sessões mensais do Cineclube FGV. No primeiro semestre, foram exibidas obras com temática de cinema de mulheres. Em março, foi exibido “Cativas: presas pelo coração”, com a presença da diretora Joana Nin; em abril, foram exibidos os filmes “Quem matou Eloá?”, “Autopsia” e “O mais barulhento silêncio”, com a presença da cineasta Marcela Moreno; em maio, foi exibido “Ela fica linda quando está com raiva”; em junho, foi exibido “Chega de fiu-fiu”, além de uma sessão especial em parceria com o Programa de História Oral da FGV CPDOC, onde foi exibido o filme “Nosso sagrado”.
2017
  • Oferecimento da 4ª Oficina de Produção Audiovisual do CPDOC. Através de um edital, estudantes das graduações da FGV participaram de uma semana de aulas no Rio de Janeiro onde foram discutidos os distintos movimentos históricos do cinema brasileiro, com professores, pesquisadores e cineastas. Após as aulas, os alunos submeteram propostas de realização de documentários. Foram selecionados dois projetos, cuja realização, do roteiro às filmagens e edição, contou com o apoio técnico do NAD. Os filmes produzidos estão disponíveis no link: https://cpdoc.fgv.br/producaoaudiovisual2017.
  • Edição do documentário “Por trás dos Jogos: a candidatura”, produzido a partir do projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: projetos e ações, retomando o processo de candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos em 2016.
  • Apoio nas atividades de gravação e edição de entrevistas dos projetos de pesquisa Memória do Banco Central do Brasil, Trajetória e desempenho das elites empresariais paulistas, História oral da Comissão de Valores Mobiliários, Política externa do governo Lula, Pax Brasiliana, História Oral do Supremo Tribunal Federal e Memória das Ciências Sociais no Brasil (https://cpdoc.fgv.br/cientistassociais/historico).
  • Produção da série LabFGV Brasil + Convida, que traz entrevistas com especialistas de diversas áreas das políticas públicas. Os episódios estão disponíveis em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLju_usH73xO_qif0j9aGjcdEDate9qbb6.
  • Manutenção da parceria com a TV Cultura de São Paulo, que exibiu os filmes “O mar não está pra peixe”, de Rosani Cunha, “Um regionalismo chamado Cinema Novo”, de Cleonice Dias, “Canagalo”, de Gisele Barroco, “Descobrir: os criadores de Saci”, de Piero Sbragia, “Poeira e Cinzas”, de Audrey Ribas, “Ernani Pavaneli”, de Pablo de Moura, e “Atenciosamente, lo turco”, de Jonas Amarante, no programa Campus em Ação.
  • Apoio à divulgação das atividades dos cursos de MBA em Bens Culturais, MBA em Relações Internacionais e Pós-graduação em Cinema Documentário, a partir da gravação de entrevistas com ex-alunos e professores.
  • Apoio à realização da pós-produção dos filmes “Fabricia”, de Luciana Osório, e “Olhares”, de Patricia Machado, trabalhos de conclusão da pós-graduação em Cinema Documentário.
  • Organização do E-book “Arquivos em Movimento”. A publicação é resultado do Seminário Internacional de Cinema de Arquivo, financiado pela FGV e pela FAPERJ, e realizado em 2016. A comissão selecionou algumas apresentações do seminário para serem transformadas em artigos e incorporadas na publicação. O E-book é editado pela Editora FGV em versão bilíngue (português e inglês).
  • Realização das sessões do Cineclube FGV. Em abril, foram exibidos os filmes produzidos na 3ª Oficina de produção audiovisual do CPDOC: A invenção do futuro, de Fabiano Garcia; Mbya Arandu, de Milma Lannes; O tribuno incendiário, de Sayd Mansur; e Publicidade maquiada na ditadura, de Guilherme Lima - este premiado na ocasião como melhor filme da Oficina. Em junho a sessão Prata da casa: imagens do feminino exibiu três filmes realizados em oficinas e disciplinas ofertadas pelo Núcleo nos últimos anos. Na edição de agosto,Cinemas negros e relações com a diáspora, iniciou-se um ciclo de cinema de temática negra, com a exibição de curtas africanos em parceria com a Cinemateca da Maison de France. Tal ciclo se estendeu pelas edições de setembro (Mulheres negras por mulheres negras) e outubro (com a exibição do longa Deixa na Régua, de Emilio Domingos). Em dezembro, foi realizada uma sessão especial em São Paulo, onde foram exibidos os filmes “Véu” e “Entrecaminhos”, produzidos a partir da 4ª Oficina de Produção Audiovisual.
  • Edição e finalização do documentário “Memórias de um Rio Fabril”, produzido em parceria com a Coevo Filmes e dirigido por Paulo Fontes, Isabel Joffily e Thais Blank.
2016
  • Oferecimento da 3ª Oficina de Produção Audiovisual do CPDOC. que recebeu alunos de diferentes estados brasileiros para participar de uma oficina teórica sobre realização de documentários com duração de uma semana. A partir desse encontro, foram selecionados quatro roteiros de documentários para serem realizados pelo Núcleo. Os filmes se encontram disponíveis no link: https://cpdoc.fgv.br/producaoaudiovisual2016/selecionados.
  • Gravação e edição de entrevistas do projeto de pesquisa História Oral do Supremo Tribunal Federal, Preservação da Memória das Olimpíadas: processo e ações, Memória do Banco Central do Brasil, Lula na Ordem Global, Memória das Ciências Sociais no Brasil e Trajetória das elites empresariais paulistas.
  • Produção do documentário “Um Modesto Projeto de Mudar o Mundo”, um dos resultados do projeto Memória do Cinema Documentário Brasileiro: histórias de vida, apoiado pela Lei Rouanet e patrocinado pelo Banco Bradesco, que produziu uma série de depoimentos que, ao contar a vida e refazer as trajetórias de diretores importantes para o estabelecimento da cena cinematográfica no país, ajudaram a revelar também a própria história do cinema nacional. O filme está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=V7xmjXvA64o.
  • Edição do documentário “ABED – 10 anos”, sobre as atividades da associação que congrega professores e pesquisadores voltados aos estudos de defesa nacional. O filme está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=lJ-uKdg73CY.
  • Realização do Seminário Internacional de Documentários de Arquivo – Arquivos em Movimento, que propôs uma reflexão acerca das diferentes práticas de incorporação de imagens pré-existentes dentro do campo da produção audiovisual de caráter documental. O evento contou com a palestra de abertura proferida pelo professor Vicente-Sánchez-Biosca, da Universidade de Valência, e com três mesas constituídas por comunicações de doutorandos e doutores submetidas e aprovadas pela comissão do evento. O seminário acontece dentro do âmbito do Projeto de Desenvolvimento do Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC, financiado pela Fundação Getulio Vargas, contando também com o apoio da FAPERJ.
  • Nas sessões mensais do Cineclube FGV, foram apresentados oito filmes seguidos de debate com os diretores ou especialistas no tema. No primeiro semestre filmes com temáticas indígenas foram exibidos, e no segundo, documentários de arquivos. A última sessão do ano fez parte da programação do Seminário Arquivos em Movimento, e o filme “Um Casamento”, de Mônica Simões foi exibido, com a presença da diretora no tradicional debate pós exibição.
2015
  • Oferecimento da 2ª Oficina de Produção Audiovisual do CPDOC. Através de um edital público a Oficina selecionou alunos de cursos de pós-graduação para participarem de palestras com renomados profissionais do cinema. Após essa primeira etapa, os participantes submeteram propostas para a realização de documentários a partir do acervo do CPDOC. Quatro roteiros foram selecionados para serem realizados no Núcleo de Audiovisual. Os filmes estão disponíveis no link: http://cpdoc.fgv.br/node/5928/
  • Realização do documentário Territórios do Torcer, feito em pareceria com o professor Bernardo Buarque de Hollanda. O filme está disponível no link: http://cpdoc.fgv.br/nucleoAD/producoes
  • Realização do documentário Um modesto projeto de mudar o mundo, editado a partir de entrevistas que compõem a pesquisa Memória do Cinema Documentário Brasileiro. O filme será em breve disponibilizado no site.
  • Gravação e disponibilização das entrevistas realizadas para o projeto Memória do Cinema Documentário Brasileiro, disponíveis em http://cpdoc.fgv.br/memoria-documentario/apresentacao
  • Produção e curadoria de oito sessões regulares do Cineclube FGV e uma sessão extra realizada em parceria com o Laboratório de Estudos do Mundo do Trabalho (LEMT/CPDOC).
  • Gravação e disponibilização de entrevistas para o projeto História Audiovisual das Ciências Sociais, disponíveis no link: http://cpdoc.fgv.br/cientistassociais
  • Edição das entrevistas realizadas no âmbito do projeto História Oral do Supremo, realizado em parceria com a Escola Direito Rio da FGV. As entrevistas estão disponibilizadas no site: http://historiaoraldosupremo.fgv.br/sobre-o-projeto
  • Além dos projetos listados, o Núcleo de Audiovisual e Documentário contribui com diferentes atividades que acontecem na Fundação Getulio Vargas, realizando gravações de aulas magnas, seminários, podcasts e eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

2014
  • Oferecimento da 1ª Oficina de Produção Audiovisual do CPDOC. A Oficina selecionou alunos de cursos de pós-graduação para participarem de palestras com renomados profissionais do cinema. Após esta primeira etapa os participantes submeteram propostas para a realização de documentários a partir do acervo do CPDOC. Três roteiros foram selecionados para serem realizados no Núcleo de Audiovisual. Os filmes Saudoso Saldanha, Um regionalismo chamado Cinema Novo e O mundo como formação serão disponibilizados no site em breve.
  • Em conjunto com o Laboratório de Estudos Audiovisuais (LEAV) foi promovida a palestra Arte e Política: o presente do passado como parte do Ciclo CPDOC 50 anos do golpe de 1964.
  • Desenvolvimento do projeto Ruínas de um Rio Fabril: memórias de uma cidade esquecida, realizado em conjunto com o professor Paulo Fontes e contemplado pelo edital "Rio 450 anos", lançado pela FAPERJ em parceria com o Comitê Rio450.
  • Em 2014 o Núcleo foi contemplado também pelo edital "Apoio às instituições de ensino e pesquisa sediadas no Rio de Janeiro", lançado pela FAPERJ.
  • Edição de 12 entrevistas que integram a pesquisa História Oral da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE).
  • Gravação das entrevistas realizadas no âmbito do projeto O Brasil em crises internacionais.
  • Ampliação das atividades do Núcleo de Audiovisual para o CPDOC em São Paulo.
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “Memória do Documentário Brasileiro”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/memoria-documentario/maurice-capovilla
  • Realização do documentário “A voz da arquibancada”, editado por Thais Blank e dirigido por Bernardo Buarque de Hollanda, Jimmy Medeiros, Bernardo Bortolloti e Rosana da Câmara Teixeira. Selecionado para ser exibido na ANPOCS 2014. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/nucleoAD/producoes#AVozDaArquibancada
  • Realização do documentário “Os cientistas sociais e o golpe de 1964: a experiência de uma geração”, editado por Sérgio Faria. Selecionado para ser exibido na ANPOCS 2014. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/nucleoAD/producoes
  • Realização do documentário “Memória do documentário brasileiro: edição ditadura militar”, editado por Priscila Bittencourt. Selecionado para ser exibido na ANPOCS 2014. Em breve no site.
  • Realização do documentário “A invenção de Copacabana”, editado por Ninna Carneiro. Exibido na exposição “Copacabana, Copacabanas”, com curadoria de Júlia O’Donnel e Isabella Perrota.
  • Realização do documentário “O 25 de Abril e as Ciências Sociais”, editado por Thais Blank. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/cientistassociais/edicoestematicas
  • Lançamento do primeiro Edital de Produção Audiovisual do CPDOC. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/nucleoAD/primeiraoficina
  • Gravação de entrevistas para o projeto “Territórios do torcedor”, coordenado pelo professor Bernardo Buarque em São Paulo. Em breve no site.
  • Edição das entrevistas e do teaser do projeto “História Oral do STF”, realizado em parceria com as Escolas de Direito da FGV. Em breve no site.
  • Gravação, edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “História Audiovisual das Ciências Sociais na CPLP”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/cientistassociais
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “Futebol, Memória e Patrimônio”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/museudofutebol
  • Realização do Cineclube FGV. Confira a programação completa aqui: http://cpdoc.fgv.br/cineclube

 

2013
  • Gravação das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “Memória do Documentário Brasileiro”. Em breve no site.
  • Edição do vídeo “Gilberto Velho: uma homenagem” exibido no Museu de Etnologia de Lisboa, no colóquio luso-brasileiro “Mundos em mediação: ao encontro da obra de Gilberto Velho”. Confira o vídeo em “outras produções”.
  • Edição do making of do Primeiro Encontro de História Oral Crítica na América do Sul realizado pelo Centro de Relações Internacionais da FGV.
  • Edição das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “História Oral do Instituto de Desenvolvimento Educacional”. Em breve no site.
  • Edição do documentário “Copa 70”. O filme é um dos resultados do projeto “Futebol, Memória e Patrimônio” e une depoimentos de diferentes jogadores que atuaram na Copa do Mundo de 1970.
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “Futebol, Memória e Patrimônio”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/museudofutebol
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “História Audiovisual das Ciências Sociais na CPLP”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/cientistassociais
  • Realização do Cineclube FGV

 

2012Topo da Página
  • Finalização do documentário "Favela Fabril". O filme é resultado da pesquisa "CCPL: Favela Fabril" realizada pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Laboratório de Estudos Urbanos. Confira o filme em Outras produções
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “Futebol, Memória e Patrimônio”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/museudofutebol
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “Trajetória e pensamento das elites do agronegócio de São Paulo”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/agronegocio/entrevistas
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “História Oral do Campo Jurídico em São Paulo”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/campojuridico/entrevistas
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “História Audiovisual das Ciências Sociais na CPLP”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/cientistassociais
  • Realização do Cineclube FGV

 

2011
  • Início da pesquisa “CCPL: Favela Fabril” realizada em parceria com o Laboratório de Estudos Urbanos | CPDOC e financiada pelo Lincoln Institute of Land and Policy e pelo CNPq.
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: histórias de vida”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/cientistassociais
  • Oferecimento da quarta edição do Laboratório de Audiovisual e Documentário
  • Gravação e Edição dos documentários “Saudade” e “Cheios de Imagens”, ambos realizados pelos alunos da disciplina Laboratório de Audiovisual e Documentário. Confira os vídeos em “outras produções”
  • Realização do Cineclube FGV

 

2010Topo da Página
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: histórias de vida”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/cientistassociais
  • Edição e disponibilização das entrevistas concedidas ao CPDOC no âmbito do projeto “Trajetória e pensamento das Elites Paulistas”. Confira aqui: http://cpdoc.fgv.br/elitesempresariais
  • Realização do Cineclube FGV
  •  
  •  

 

2009

 

2008Topo da Página
  • Edição do vídeo “Becker aos 80”, uma entrevista realizada por Karina Kuschnir com o sociólogo norte-americano Howard S. Becker. Confira o vídeo em “outras produções”
  • Finalização do documentário “Intentona: um ritual militar”, de Arbel Griner e Celso Castro. Confira o filme em “outras produções”
  • Oferecimento da primeira edição do Laboratório de Audiovisual e Documentário:
    (Programa)
  • Edição dos documentários “Peter Fry” e “Elisa Reis”, ambos realizados pelos alunos da disciplina Laboratório de Audiovisual e Documentário. Confira na página do projeto “Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: histórias de vida”
  • Equipamento do Núcleo de Audiovisual e Documentário com apoio da Faperj
  • Realização do Cineclube FGV

 

2007Topo da Página
  • Realização do primeiro Cineclube FGV.
  • 20/10 - Aula de filmagem no Museu da República

    Depois das aulas teóricas de fotografia cinematográfica, os alunos do Núcleo de Audiovisual e Documentário, sob orientação da Professora Joana Nin, testaram a aplicaram seus conhecimentos em uma tarde de filmagens no Museu da República. Os integrantes do Núcleo, divididos em dois grupos, exercitaram as noções de captura de imagens e de som filmando os freqüentadores do Museu e o público das exposições.

  • Aulas de familiarização com o Cinema Documentário:

    04/09 – Curtis, Flaherty e o documentário inglês;
    11/09 – O cinema de Leni Riefenstahl;
    18/09 – Cinema Direto, Frederick Wiseman e Entreatos;
    25/09 – Jean Rouch, Garrincha e Memórias do Cangaço;
    02/10 – Novas linguagens do cinema brasileiro: Eduardo Coutinho e Jorge Furtado.
    09/10 a 30/10 – aulas de filmagem

     

     

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede