Notícias do CPDOC

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

A comunidade FGV agora tem acesso à base do Center for Research Libraries (CRL), um consórcio internacional de universidades e bibliotecas de pesquisa que disponibiliza fontes primárias raras e incomuns de todas as regiões do mundo. O material é de especial interesse para as áreas de Ciências Sociais e História. A forma de acesso se dá por computadores interligados à Rede FGV, incluindo os disponibilizados para consulta nas bibliotecas.

Seleção para 2020: editais disponíveis, inscrições abertas!

- Clique aqui para Mestrado Acadêmico e Doutorado.
- Clique aqui para Mestrado Profissional.

Seleção de estagiário(a):

O FGV Opinião, núcleo de Pesquisa social aplicada do CPDOC, está selecionando um aluno(a) de graduação do curso de Ciências Sociais para realizar estágio remunerado, de 20 horas semanais, por 4 meses (podendo ser renovado, posteriormente).

Área de atuação: Projetos de Pesquisa Social Aplicada nas ciências sociais.
Objetivos do estágio: complementar a formação acadêmica dos(as) alunos(as) em metodologia de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular na Universidade de São Paulo e Global Professor e Visiting Professor em Princeton. É curadora adjunta para histórias do Masp e colunista do jornal Nexo. Escreveu vários livros, entre eles: “Espetáculo das raças”, “As Barbas do Imperador”, “Lima Barreto triste visionário” e, mais recentemente, “Sobre o autoritarismo no Brasil”. Dentre as várias exposições que curou estão: “A longa viagem da biblioteca dos Reis” (Biblioteca Nacional), “Taunay e seus tristes trópicos” (Museu de Belas Arte e Pinacoteca do Estado de São Paulo), “Histórias Mestiças” (Instituto Tomie Ohtake), “Histórias da sexualidade” (Masp) e “Histórias afro-atlânticas” (Masp).

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.

A palestra tratará da carreira política de Carlota Pereira de Queiroz (1892-1982). Eleita para a Assembleia Nacional Constituinte, em 3 de maio de 1933, pela “Chapa Única por São Paulo Unido!”, foi a única mulher a assinar a Constituição de 1934, ao lado de 252 constituintes homens.

Experiência FGV CPDOC é um programa de extensão voltado para alunos de Ensino Médio das redes pública e privada que tenham interesse em cursar Ciências Sociais, buscando maiores detalhes para a escolha de sua carreira e definição de seu futuro profissional. O curso terá 16 horas de duração e acontecerá sempre às sextas-feiras à tarde, de 14:30 às 16:30 e ocorrerão na sede da FGV. O objetivo é que o aluno tenha contato com temas relacionados ao debate das Ciências Sociais. Os alunos terão contato com nosso corpo docente e com o ambiente de estudos da Fundação Getúlio Vargas, podendo conhecer de perto a dinâmica de um curso superior.

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP) da Escola de Ciências Sociais e a EBAPE convidam para a sessão aberta “Ideologia e Polarização entre os Partidos Brasileiros”, com os professores Timothy Power (University of Oxford) e César Zucco (FGV/EBAPE). Os autores coordenam a “Pesquisa Legislativa Brasileira” que, ao longo de mais de 20 anos, registra por meio de surveys as opiniões e percepções dos membros do Congresso Nacional acerca de temas diversos.

O professor Marco Aurélio Vannucchi está selecionando um aluno de graduação do CPDOC para uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq. O aluno será integrado em pesquisa sobre a atuação de entidades da sociedade civil no período Vargas (1930-1945). Inscrições até 12 de agosto de 2019

Área de atuação: Projetos de Pesquisa Social Aplicada nas ciências sociais.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle