Notícias do CPDOC

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

A comunidade FGV agora tem acesso à base do Center for Research Libraries (CRL), um consórcio internacional de universidades e bibliotecas de pesquisa que disponibiliza fontes primárias raras e incomuns de todas as regiões do mundo. O material é de especial interesse para as áreas de Ciências Sociais e História. A forma de acesso se dá por computadores interligados à Rede FGV, incluindo os disponibilizados para consulta nas bibliotecas.

Um programa de extensão voltado para alunos de Ensino Médio com interesse em cursar Ciências Sociais e buscando informações para a escolha de sua carreira e definição de seu futuro profissional. Confira a programação completa e a lista de selecionados.

Como parte da 3ª Semana Nacional de Arquivos, o CPDOC convida para o evento que ocorrerá dia 06 de junho de 2019.

Lançamos seis editais de seleção para bolsas no âmbito do programa de internacionalização CAPES-PrInt. Tema do projeto de pesquisa: Ciência de Dados nas Ciências Sociais.

Clique aqui para acessar os editais e o resultado do processo seletivo.

Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferencia Externa e Postadores de Diploma - 2º Sementre de 2019.

Inscreva-se aqui

v. 32, n. 66 (2019): Escravidão e Liberdade nas Américas. Revista Estudos Históricos acaba de publicar seu último número. Convidamos você a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) convida para sessão sobre o projeto "Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940)"  coordenado pelo professor Luis Ferla (Unifesp). Este evento tem como objetivo discutir a plataforma online, difundir o seu uso e motivar a participação de estudiosos do tema.

Dia 29 de maio de 2019, às 14h. Inscreva-se aqui.

O curso é oferecido pelo CPDOC, porém aberto a alunos e alunas de todos os cursos de graduação da FGV, tanto do Rio quanto de São Paulo. Pensado de modo a ser acessível também a estudantes que não tenham familiaridade com as Ciências Sociais. Para mais informações, clique aqui.

Incrições até 24 de maio de 2019

O primeiro encontro ocorre dia 23 de maio de 2019, com o objetivo de abordar as experiências de cientistas sociais em empresas, contaremos com a presença de Roberta Zanatta, responsável pelo gerenciamento e difusão dos acervos fotográficos em Banco de Dados do Instituto Moreira Salles e de Thales Vieira, gestor de portfólios do Instituto Ibirapitanga.

Clique aqui para mais informações e inscrição.

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP) convida para a sessão aberta com Jairo Nicolau, professor titular do CPDOC.

Dia 23 de maio de 2019, às 14h. Inscreva-se aqui

NOSSAS REDES