No dia 21 de junho, a Câmara dos Deputados em Brasília foi palco de uma sessão solene marcante, em homenagem aos 50 anos da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC). A ocasião reuniu funcionários, professores, alunos e colaboradores, unidos para celebrar o FGV CPDOC, referência na preservação da memória do Brasil.
A sessão, proposta pela deputada federal Luiza Erundina e presidida pela também parlamentar Talíria Petrone, representou uma significativa celebração em reconhecimento à dedicação e atuação exemplares do FGV CPDOC ao longo das últimas cinco décadas. Durante o evento, foram enaltecidos os esforços da instituição na preservação da memória histórica do país, bem como o seu compromisso inabalável com a excelência acadêmica.
“Ao documentar e tratar as informações relativas à história contemporânea, o FGV CPDOC ajuda a separar o verdadeiro do falso, aprimorando a orientação das nossas ações”, destacou Luiza Erundina. “É inegável que as cinco décadas de atuação do FGV CPDOC devam ser celebradas nesta casa, afinal a homenagem enaltece não apenas o valor da instituição e de seus pesquisadores, como também, sobretudo, do conhecimento da ciência, da pesquisa, da educação e da memória no processo permanente de construção do nosso país”.
O evento reafirmou o compromisso coletivo do FGV CPDOC em relação à pesquisa de qualidade, à produção de conhecimento e à salvaguarda da memória brasileira. A sessão está disponível no Youtube da Câmara: (Plenário - 50 anos do Centro de Pesquisa e de História Contemporânea do Brasil - FGV - 21/06/23 - YouTube).