Requisitos para a candidatura:
- Cursar graduação no Estado do Rio de Janeiro durante toda a vigência da bolsa;
- Estar cursando a partir do terceiro período da graduação no ato da inscrição, independentemente de ter ocorrido troca de curso, equivalência ou segunda graduação;
- Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 6,5 no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa;
- Possuir Currículo Lattes – CNPq atualizado;
- Não é permitido à pessoa bolsista possuir vínculo funcional ou empregatício em instituições públicas ou privadas, tampouco possuir outra bolsa de subsistência vigente junto à outras agências de fomento ou correlatas.
Resumo do projeto:
O projeto testa tecnologias inovadoras para a difusão e reuso, na web, de acervos e coleções digitais de caráter histórico, através de um piloto com parte do acervo digital da FGV CPDOC. O produto final será uma interface de código aberto (teste de conceito), seguindo os protocolos da Estrutura Internacional para Interoperabilidade de Imagens (IIIF), possibilitando a abertura e interligação, a visualização e a reutilização de dados estruturados e imagens digitais de patrimônio cultural em alta resolução. O objetivo geral é promover o uso de tecnologias avançadas e abertas por instituições da área da Cultura e da Memória, sempre apostando em soluções amigáveis e que não dependam de recursos vultosos.
Informações gerais:
- Prazo para inscrição: 05 a 16/10/2023
- Vigência da Bolsa de IT: 12 (doze) meses (contados a partir da data de indicação), sendo admitida uma renovação por igual período
- Previsão de início da bolsa: Janeiro de 2024, mas a depender do calendário FAPERJ
- Carga horária: entre 16 e 20 horas semanais
- Local: Atividades remotas, com possibilidade de atuação presencial na FGV CPDOC
- Valor da bolsa FAPERJ: R$ 700,00 reais por mês
Candidaturas:
Enviar e-mail para juliana.marques@fgv.br, com o assunto "Seleção de bolsista de Iniciação Tecnológica - FAPERJ", com o seguinte material:
- Histórico escolar universitário atualizado;
- Currículo Lattes;
- Carta de apresentação (1 lauda) com informação sobre interesse no projeto de Iniciação Tecnológica.
Primeira fase de seleção: análise da documentação enviada;
Segunda fase de seleção (apenas para pessoas pré-selecionadas): entrevista, via plataforma Zoom, a ser agendada ao longo da fase de submissão e até 18/10/2023. Agendamento via e-mail.
Todas as pessoas candidatas serão notificadas por e-mail a respeito da confirmação da candidatura e do resultado final. O resultado final também será publicado no Portal CPDOC até 20/10/2023.
Agência financiadora: Edital FAPERJ Nº 10/2023 – Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica.
Legenda da foto: exemplo de utilização do protocolo IIIF para visualização e anotação semântica de imagens de arquivo da Biblioteca Nacional do País de Gales.