III Workshop de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais

A 3ª edição do Workshop de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais consiste em um intensivo e de curta duração a respeito das principais técnicas e habilidades utilizadas no desenvolvimento da pesquisa social aplicada. Nossa intenção é estimular o uso dessas ferramentas, assim como contribuir com a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação e de pós-graduação.

Em particular, este Workshop vai abordar 3 técnicas de pesquisa: organização e uso de fontes primárias; produção audiovisual; e pesquisa em Redes Sociais. Cada técnica será abordada em uma aula com duração média de 120 minutos, ministrada por pesquisadores com experiência no uso do método. As aulas vão centrar o debate em noções gerais a respeito dos aspectos formais de cada método de pesquisa, bem como os limites e as vantagens do seu uso.

Esta edição do Workshop é aberta aos membros de toda a comunidade acadêmica e serão aceitos alunos de graduação e de pós-graduação em em Ciências Sociais, História, Relações Internacionais, Ciência Política e áreas afins.

O workshop é gratuito e as vagas são limitadas (40 pessoas), permitindo maior interatividade e participação.

Informações sobre o evento:
  • Organização: FGV-Opinião e Escola de Ciências Sociais/CPDOC

• Data do Workshop: 12 e 13 de novembro de 2018
  • Horário das aulas: entre 14 e 18 horas
  • Local: sala 1013 - Praia de Botafogo, nº 190 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
  • Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros.
  • Capacidade: 40 vagas
  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS (a lista de selecionados será divulgada no dia 09/11 no portal do CPDOC)
  • Programa:
    • 12/11 – Documentação (Carolina Alves) e Audiovisual (Thaís Blank)
    • 13/11 – Pesquisa aplicada em Redes Sociais(Philippe Guedon, Victor Piaia, Natasha Pereira)

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Com a professora Karina Echavarria (University of Brighton), sobre como comunidades locais podem se conectar significativamente ao patrimônio cultural local por meio de experiências criativas e digitais. Dia 23 de setembro de 2019, às 16h, auditório 317. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19 29/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.

Palestra com a professora Andréa Casanova Maia (UFRJ) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 3 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Christian Schwartz (USP) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 10 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com André Alexandre Couto (professor do CEFET-Rio) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 17 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Evento promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, contará com a presença do prof. Celso Castro (CPDOC/FGV) e outras autoridades para debate sobre o tema. Dia 30 de outubro de 2019, às 9h, na sala de cursos da FCRB, Rua São Clemente, 134, Botafogo