III Workshop de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais

A 3ª edição do Workshop de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais consiste em um intensivo e de curta duração a respeito das principais técnicas e habilidades utilizadas no desenvolvimento da pesquisa social aplicada. Nossa intenção é estimular o uso dessas ferramentas, assim como contribuir com a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação e de pós-graduação.

Em particular, este Workshop vai abordar 3 técnicas de pesquisa: organização e uso de fontes primárias; produção audiovisual; e pesquisa em Redes Sociais. Cada técnica será abordada em uma aula com duração média de 120 minutos, ministrada por pesquisadores com experiência no uso do método. As aulas vão centrar o debate em noções gerais a respeito dos aspectos formais de cada método de pesquisa, bem como os limites e as vantagens do seu uso.

Esta edição do Workshop é aberta aos membros de toda a comunidade acadêmica e serão aceitos alunos de graduação e de pós-graduação em em Ciências Sociais, História, Relações Internacionais, Ciência Política e áreas afins.

O workshop é gratuito e as vagas são limitadas (40 pessoas), permitindo maior interatividade e participação.

Informações sobre o evento:
  • Organização: FGV-Opinião e Escola de Ciências Sociais/CPDOC

• Data do Workshop: 12 e 13 de novembro de 2018
  • Horário das aulas: entre 14 e 18 horas
  • Local: sala 1013 - Praia de Botafogo, nº 190 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
  • Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros.
  • Capacidade: 40 vagas
  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS (a lista de selecionados será divulgada no dia 09/11 no portal do CPDOC)
  • Programa:
    • 12/11 – Documentação (Carolina Alves) e Audiovisual (Thaís Blank)
    • 13/11 – Pesquisa aplicada em Redes Sociais(Philippe Guedon, Victor Piaia, Natasha Pereira)

»

Yvonne Maggie irá palestrar sobre sua obra e sua trajetória acadêmica para alunos da graduação em Ciências Sociais da FGV e para demais interessados em aula aberta dia 21 de março de 2019 às 11h.

Inscrição aqui

O Laboratório de Estudos do Turismo e o Laboratório de Estudos da Cultura Visual do CPDOC/FGV convidam para palestra de Sofia Sampaio, investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Dia 22 de março de 2019 - 14h

Este evento dá sequência aos encontros ocorridos em São Paulo e Buenos Aires, tendo como objetivo congregar atletas e profissionais que atuam no universo do futebol feminino, bem como estudiosos do tema, de modo a debater os problemas e os potenciais para o desenvolvimento da prática no continente.

Dias 11 e 12 de Abril de 2019 - auditório 1013, Praia de Botafogo, 190 (FGV)