III Workshop de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais

A 3ª edição do Workshop de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais consiste em um intensivo e de curta duração a respeito das principais técnicas e habilidades utilizadas no desenvolvimento da pesquisa social aplicada. Nossa intenção é estimular o uso dessas ferramentas, assim como contribuir com a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação e de pós-graduação.

Em particular, este Workshop vai abordar 3 técnicas de pesquisa: organização e uso de fontes primárias; produção audiovisual; e pesquisa em Redes Sociais. Cada técnica será abordada em uma aula com duração média de 120 minutos, ministrada por pesquisadores com experiência no uso do método. As aulas vão centrar o debate em noções gerais a respeito dos aspectos formais de cada método de pesquisa, bem como os limites e as vantagens do seu uso.

Esta edição do Workshop é aberta aos membros de toda a comunidade acadêmica e serão aceitos alunos de graduação e de pós-graduação em em Ciências Sociais, História, Relações Internacionais, Ciência Política e áreas afins.

O workshop é gratuito e as vagas são limitadas (40 pessoas), permitindo maior interatividade e participação.

Informações sobre o evento:
  • Organização: FGV-Opinião e Escola de Ciências Sociais/CPDOC

• Data do Workshop: 12 e 13 de novembro de 2018
  • Horário das aulas: entre 14 e 18 horas
  • Local: sala 1013 - Praia de Botafogo, nº 190 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
  • Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros.
  • Capacidade: 40 vagas
  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS (a lista de selecionados será divulgada no dia 09/11 no portal do CPDOC)
  • Programa:
    • 12/11 – Documentação (Carolina Alves) e Audiovisual (Thaís Blank)
    • 13/11 – Pesquisa aplicada em Redes Sociais(Philippe Guedon, Victor Piaia, Natasha Pereira)

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

Sessão aberta do Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) com o professor Daniel Alves (Universidade Nova de Lisboa).

Dia 21/11 às 18h na Casa Acervo CPDOC. Saiba mais e inscreva-se!

A Escola de Ciências Sociais da FGV CPDOC convida estudantes de licenciatura de História e áreas afins para a oficina que acontecerá nos dias 27 e 29 de novembro.

Inscrições até 20 de novembro de 2018.