III Workshop de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais

A 3ª edição do Workshop de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais consiste em um intensivo e de curta duração a respeito das principais técnicas e habilidades utilizadas no desenvolvimento da pesquisa social aplicada. Nossa intenção é estimular o uso dessas ferramentas, assim como contribuir com a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação e de pós-graduação.

Em particular, este Workshop vai abordar 3 técnicas de pesquisa: organização e uso de fontes primárias; produção audiovisual; e pesquisa em Redes Sociais. Cada técnica será abordada em uma aula com duração média de 120 minutos, ministrada por pesquisadores com experiência no uso do método. As aulas vão centrar o debate em noções gerais a respeito dos aspectos formais de cada método de pesquisa, bem como os limites e as vantagens do seu uso.

Esta edição do Workshop é aberta aos membros de toda a comunidade acadêmica e serão aceitos alunos de graduação e de pós-graduação em em Ciências Sociais, História, Relações Internacionais, Ciência Política e áreas afins.

O workshop é gratuito e as vagas são limitadas (40 pessoas), permitindo maior interatividade e participação.

Informações sobre o evento:
  • Organização: FGV-Opinião e Escola de Ciências Sociais/CPDOC

• Data do Workshop: 12 e 13 de novembro de 2018
  • Horário das aulas: entre 14 e 18 horas
  • Local: sala 1013 - Praia de Botafogo, nº 190 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
  • Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros.
  • Capacidade: 40 vagas
  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS (a lista de selecionados será divulgada no dia 09/11 no portal do CPDOC)
  • Programa:
    • 12/11 – Documentação (Carolina Alves) e Audiovisual (Thaís Blank)
    • 13/11 – Pesquisa aplicada em Redes Sociais(Philippe Guedon, Victor Piaia, Natasha Pereira)

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

A palestra tratará da carreira política de Carlota Pereira de Queiroz (1892-1982). Eleita para a Assembleia Nacional Constituinte, em 3 de maio de 1933, pela “Chapa Única por São Paulo Unido!”, foi a única mulher a assinar a Constituição de 1934, ao lado de 252 constituintes homens.

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular na Universidade de São Paulo e Global Professor e Visiting Professor em Princeton. É curadora adjunta para histórias do Masp e colunista do jornal Nexo. Escreveu vários livros, entre eles: “Espetáculo das raças”, “As Barbas do Imperador”, “Lima Barreto triste visionário” e, mais recentemente, “Sobre o autoritarismo no Brasil”. Dentre as várias exposições que curou estão: “A longa viagem da biblioteca dos Reis” (Biblioteca Nacional), “Taunay e seus tristes trópicos” (Museu de Belas Arte e Pinacoteca do Estado de São Paulo), “Histórias Mestiças” (Instituto Tomie Ohtake), “Histórias da sexualidade” (Masp) e “Histórias afro-atlânticas” (Masp).