Workshop de Métodos e técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais

O objetivo do Workshop de Métodos e técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais é oferecer um curso intensivo e de curta duração a respeito das principais técnicas e habilidades utilizadas no desenvolvimento da pesquisa social aplicada. Nossa intenção é estimular o uso dessas ferramentas, assim como contribuir com a formação acadêmico e profissional dos alunos de graduação.

Em particular, este Workshop vai abordar 4 técnicas de pesquisa: Etnografia e entrevista; História Oral; Survey; e Text Mining. Cada técnica será abordada em uma aula com duração de 120 minutos, ministrada por professores da Escola de Ciências Sociais da FGV com experiência no uso do método em algumas pesquisas e estudos. As aulas vão centrar o debate em noções gerais a respeito dos aspectos formais de cada método de pesquisa, bem como os limites e as vantagens do seu uso.

Em geral, as atividades do Laboratório de Pesquisa Social Aplicada (LAPSA) da FGV são destinadas aos alunos do curso de Ciências Sociais e História da FGV. No entanto, nesta edição, vamos oferecer vagas para membros de toda a comunidade acadêmica.

Desta maneira, este workshop é indicado para alunos e alunas de cursos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros, que tenham interesse em discutir aspectos técnicos sobre metodologia utilizada em pesquisa aplicada nas ciências sociais.

O workshop será gratuito e composto por uma turma formada por até 40 pessoas, permitindo maior interatividade e participação dos participantes. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 26/10 no portal do CPDOC.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Informações sobre o evento

• Organização: FGV-Opinião e Escola de Ciências Sociais / CPDOC
• Data do Workshop: 07 e 08 de novembro de 2017
• Horário das aulas: entre 14 e 18 horas
• Local: Praia de Botafogo, nº 190 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.
• Público-alvo: alunos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros.
• Capacidade: 40 vagas.
• Inscrições até 26/10 através do portal do CPDOC (a lista de selecionados será divulgada no dia 27/10 no portal do CPDOC)
Programa:
07/11 - Etnografia (Letícia Ferreira) e História oral (Vanessa Cavalcanti)
08/11 - Text mining (Suemi Higuchi) e Survey (Jimmy Medeiros)

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

A revista discente do Programa de Pós Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC convida os interessados para que enviem seus trabalhos para o dossiê '130 anos de abolição no Brasil: Permanências e transformações'. O prazo para submissão é 21 de agosto de 2018.

Sessão do Cineclube FGV com exibição do filme "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal, seguida de debate com as realizadoras. Dia 30 de agosto de 2018, às 18h. Auditório 415 da Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190. Entrada gratuita.

Alunos de graduação e pós-graduação estão convidados a submeterem propostas de realização de documentários com a temática "Mulheres na História". Os selecionados participarão de oficinas e terão a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido. Submissão de propostas até 31 de agosto de 2018. Clique para saber mais.

Será realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, de 8 a 11 de janeiro de 2019. A IDPPA é uma aliança global entre 9 instituições do Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul, Turquia, Egito, Malásia e Tailândia, que tem o propósito de conectar estudiosos e profissionais das principais economias emergentes para colaborar nas áreas de pesquisa, ensino e ação política. Submissões de trabalho até 15 de setembro de 2018.

Temas e prazos:

Nº 66: Escravidão e Liberdade nas Américas

• Prazo de submissão entre 01/09/2018 a 01/11/2018
  • Lançamento em 01/04/2019

Nº 67: História das Ciências Humanas e Sociais

• Prazo de submissão entre 01/01/2019 a 01/03/2019
  • Lançamento em 01/08/2019

Evento promovido pela Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (NETCOR), entre os dias 22 e 24 de outubro de 2018.