Qua, 11/09/2019 - 10:00
FGV Praia de Botafogo, 190, auditório 1027

Libraries, archives and civil society documentation: building and connecting digital collections
Sobre o evento:

Convidamos para as sessões abertas de discussão sobre conservação, acesso e uso de coleções documentais de fontes primárias.

• Quarta-feira, 11/09: palestra aberta com James Simon (Vice President for Collections & Services, CRL) e com Pamela Graham (Director of Global Studies and Director, Center for Human Rights Documentation & Research, Columbia) sobre a experiência norte americana em apoiar a conservação e a difusão de acervos.
  • Quinta-feira, 12/09: sessão de debates e troca de experiências com instituições de acervo brasileiras.

Esta iniciativa nasce no âmbito do "Global Collections Initiative", um projeto do CRL que visa colaborar com bibliotecas e instituições de acervo pelo mundo, visando criar melhores condições de preservação, aquisição e acessibilidade de fontes primárias

Sobre os palestrantes:
  • James Simon é Vice-presidente do setor de Coleções e Serviços do Center for Research Libraries (CRL), nos Estados Unidos, e discutirá colaborações entre as bibliotecas norte-americanas para preservar documentação histórica produzias pela imprensa, por governos e pela sociedade civil. Ele fornecerá uma visão geral das discussões atuais sobre a expansão da cooperação entre organizações da sociedade civil, bibliotecas e arquivos na América Latina através da Iniciativa Global de Coleções (Global Collections Initiative) do CRL.
  • Pamela Graham é Diretora do setor de Estudos Globais e do Centro de Documentação e Pesquisa em Direitos Humanos da Columbia University, nos Estados Unidos, e discutirá as iniciativas de documentação de Direitos Humanos em sua instituição e colaborações mais recentes no âmbito da Ivy Plus Libraries Confederation, uma parceria entre as 13 principais bibliotecas de pesquisa acadêmica dos EUA a fim de criar coleções de arquivos da Web que se encontram em risco.
Organização:

Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) e Coordenação de Documentação da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), em parceria com o Center for Research Libraries (CRL) e a Columbia University

Data e local:

11 e 12 de setembro de 2019, 10h - 12h
Fundação Getulio Vargas, auditório 1027. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas de bermudas, camisetas tipo regatas e/ou chinelos.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dias 19 e 20 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.