Qua, 11/09/2019 - 10:00
FGV Praia de Botafogo, 190, auditório 1027

Libraries, archives and civil society documentation: building and connecting digital collections
Sobre o evento:

Convidamos para as sessões abertas de discussão sobre conservação, acesso e uso de coleções documentais de fontes primárias.

• Quarta-feira, 11/09: palestra aberta com James Simon (Vice President for Collections & Services, CRL) e com Pamela Graham (Director of Global Studies and Director, Center for Human Rights Documentation & Research, Columbia) sobre a experiência norte americana em apoiar a conservação e a difusão de acervos.
  • Quinta-feira, 12/09: sessão de debates e troca de experiências com instituições de acervo brasileiras.

Esta iniciativa nasce no âmbito do "Global Collections Initiative", um projeto do CRL que visa colaborar com bibliotecas e instituições de acervo pelo mundo, visando criar melhores condições de preservação, aquisição e acessibilidade de fontes primárias

Sobre os palestrantes:
  • James Simon é Vice-presidente do setor de Coleções e Serviços do Center for Research Libraries (CRL), nos Estados Unidos, e discutirá colaborações entre as bibliotecas norte-americanas para preservar documentação histórica produzias pela imprensa, por governos e pela sociedade civil. Ele fornecerá uma visão geral das discussões atuais sobre a expansão da cooperação entre organizações da sociedade civil, bibliotecas e arquivos na América Latina através da Iniciativa Global de Coleções (Global Collections Initiative) do CRL.
  • Pamela Graham é Diretora do setor de Estudos Globais e do Centro de Documentação e Pesquisa em Direitos Humanos da Columbia University, nos Estados Unidos, e discutirá as iniciativas de documentação de Direitos Humanos em sua instituição e colaborações mais recentes no âmbito da Ivy Plus Libraries Confederation, uma parceria entre as 13 principais bibliotecas de pesquisa acadêmica dos EUA a fim de criar coleções de arquivos da Web que se encontram em risco.
Organização:

Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) e Coordenação de Documentação da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), em parceria com o Center for Research Libraries (CRL) e a Columbia University

Data e local:

11 e 12 de setembro de 2019, 10h - 12h
Fundação Getulio Vargas, auditório 1027. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas de bermudas, camisetas tipo regatas e/ou chinelos.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com Edson Alves Jr. (Botafogo), Juliana Viana e Taísa Pires (Flamengo), Dhaniel Cohen (Fluminense) e Walmer Santanta (Vasco) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 21 de novembro de 2019, às 14h, auditório 308. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Paula Mariane (PUC-Campinas) no âmbito dos Laboratórios de Estudos sobre Militares (LEM) e de Estudos da Cultura Visual (LECV). Dia 26 de novembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Inscreva-se gratuitamente.

Organizado pelos professores Américo Freire, Francisco Carlos Palomanes Martinho e Marco Aurélio Vannucchi. Dia 03 de dezembro de 2019, às 19h, na Blooks Livraria - Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema), Botafoto - Rio de Janeiro.