Ciclo de palestras: Os desafios do Ensino de História
Sobre o evento:

O Laboratório de Ensino de História da Escola Superior de Ciências Sociais e o PIBID-História FGV têm o prazer de convidar para o clico de Palestras “Os Desafios do Ensino de História”.

Datas das palestras:

24/08 - Claudiane Torres da Silva - Temporalidade e contemporaneidade no ensino de História na Educação Básica: quando a História faz sentido.
19/09 - Erika Arantes - Ensino de História e educação para as relações étnico-raciais: desafios para a implementação da lei 10.639/03..
19/10 - Hélen Queiróz - Entre fontes e procedimentos de pesquisa: algumas estratégias para o ensino de história no Fundamental II.
16/11 – Tiago LessaA autonomia do professor de História em sala de aula frente o cotidiano escolar.

Sobre os palestrantes:

Claudiane Torres da Silva é professora de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro; Mestre em História no PPGH /UFF (2010) e Doutora em História no PPGHPBC no Cpdoc/FGV, membro do Laboratório de Estudos do Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT)/Cpdoc/FGV; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Social e Ditaduras/ PUC-Rio; membro do Núcleo de Pesquisa e História do Ensino das Ditaduras (NUPHED)/UFF/CAp-UFRJ.

Hélen Queiroz é professora de História da rede privada do Rio de Janeiro, Doutora em Educação (UFRJ), pesquisadora na área de linguagem e literatura e também poeta e contista. Como autora, recebeu prêmios literários, como o Prêmio Off Flip de Literatura por 4 vezes. Publicou livros de poemas e contos, além de artigos teóricos sobre literatura para crianças e jovens.

Erika Arantes é Pós- Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010) e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professora Adjunta de Ensino de História da UFF - Polo Campos dos Goytacazes. As principais áreas de atuação são: Ensino de História, Educação das Relações étnico-raciais e História da África.

Tiago Lessa é professor de História da rede privada do Rio de Janeiro, trabalha com produção de material didático, tem especialização em Ensino de História no Colégio Pedro II e é mestrando do programa de Mestrado Profissional de Ensino de História na UFRJ.

Hora e local:

Às 14:00h na Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1027.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Evento promovido pela Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (NETCOR), entre os dias 22 e 24 de outubro de 2018. Convida todos os interessados a inscreverem seus trabalhos até o dia 30 de junho 30 de julho de 2018

Alunos de graduação e pós-graduação estão convidados a submeterem propostas de realização de documentários com a temática "Mulheres na História". Os selecionados participarão de oficinas e terão a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido. Submissão de propostas até 31 de agosto de 2018. Clique para saber mais.

Será realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, de 8 a 11 de janeiro de 2019. A IDPPA é uma aliança global entre 9 instituições do Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul, Turquia, Egito, Malásia e Tailândia, que tem o propósito de conectar estudiosos e profissionais das principais economias emergentes para colaborar nas áreas de pesquisa, ensino e ação política. Submissões de trabalho até 15 de setembro de 2018.

Temas e prazos:

Nº 66: Escravidão e Liberdade nas Américas