31 out

Palestra, LESP

Clientes, rebeldes e transnacionais: novas culturas torcedoras

31/10/2019 até 31/10/2019
16h:00 até 18h:00
Auditório 406 - Praia de Botafogo, 190
Sobre o Evento

Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra palestra “Clientes, rebeldes e transnacionais: novas culturas torcedoras dentro e fora das arenas do futebol moderno”, com Irlan Simões e Kevin Rozo.

A mesa debate o processo de internacionalização do futebol no século XXI, discutindo sejam as formas de sociabilidade contemporânea entre torcedores latino-americanos que aderem a clubes europeus, sejam as arenas de futebol brasileiras no contexto posterior à Copa Mundo de 2014. Se, por um lado, assiste-se à experiência de adesão a fenômenos midiáticos de espetacularização, como a bifiliação clubística, por outro, acompanham-se casos de organização de agrupamentos torcedores contra mudanças ocasionadas pela mercantilização do futebol, em reação à transformação dos clubes em empresas e à imposição de padrões de comportamento e seleção de perfil do público dos estádios, em diversos países da Europa e América do Sul.

Irlan Simões é doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Kevin Rozo é mestrando em Antropologia pela Universidad Iberoamericana, na Cidade do México e realiza estágio de mestrado no Programa de Pós-Graduação da FGV CPDOC.

Auditório 406 - Praia de Botafogo, 190