Seg, 29/10/2018 - 12:30
FGV - Praia de Botafogo, 190 - Auditório Thompson Motta – 12º andar
A democracia brasileira em 2019
Sobre o Evento:

As eleições legislativas e presidenciais de 2018 no Brasil foram históricas pela polarização e agressividade retórica dos principais candidatos. O Congresso Nacional foi renovado, de certo modo, e os principais parlamentares envolvidos em escândalos de corrupção foram punidos nas urnas - e agora estão à espera do Judiciário.

A fraqueza do sistema partidário tradicional está clara. Por isso, há quem diga que a qualidade da democracia brasileira - e talvez ela própria - está em xeque. Mas, afinal, o novo presidente terá condições mínimas de governabilidade? A falta de líderes políticos experientes será sentida? Nossas instituições são fracas, fortes ou maleáveis? Essas questões pautam o debate "a democracia brasileira em 2019", organizado pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), com os cientistas políticos Sérgio Praça (FGV CPDOC), Carlos Pereira (FGV EBAPE) e Octavio Amorim Neto (FGV EBAPE).

Sobre os Convidados:

Sérgio Praça é professor e pesquisador da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) e integra o Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp). Realizou mestrado e doutorado em Ciência Política pela USP e pós-doutorado pela FGV-SP. Seus trabalhos acadêmicos já foram publicados pelas revistas Latin American Politics and Society, Journal of Politics in Latin America, Latin American Research Review, Brazilian Political Science Review, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Novos Estudos Cebrap e Opinião Pública, entre outras. Mantém o blog "Política com Ciência" em Veja.com.

Carlos Pereira é professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Pós-Doutor em Ciência Política pela University of Oxford (2000-2002); Doutor (2000) e Mestre (1996) em Ciência Política pela New School University-New York. Atualmente, é Visiting Fellow in the Foreign Policy and Global Economy and Development programs do Brookings Institution, Washington-DC. Possui vasta experiência como consultor e pesquisador de agências internacionais como Banco Interamericano de Desenvolvimento-IADB, Banco Mundial, e do Department for International Development (DFID), UK.

Octávio Amorim Neto é professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), com doutorado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, campus de San Diego (1998). Foi pesquisador visitante da Universidade de Salamanca, na Universidade de Lisboa, no Institut d' Études Politiques de Lille e no Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA). É membro do conselho editorial das revistas: Brazilian Political Science Review, Comparative Political Studies (EUA), Latin American Politics and Society (EUA) e Revista de Ciencia Política (Chile).

Data e local:

29 de outubro de 2018, às 13h30
Fundação Getúlio Vargas - Praia de Botafogo, 190, Auditório Thompson Motta – 12º andar, Botafogo, Rio de Janeiro.

Incrições:

Clique aqui para se inscrever.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Com a professora Karina Echavarria (University of Brighton), sobre como comunidades locais podem se conectar significativamente ao patrimônio cultural local por meio de experiências criativas e digitais. Dia 23 de setembro de 2019, às 16h, auditório 317. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19 29/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.

Palestra com a professora Andréa Casanova Maia (UFRJ) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 3 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Christian Schwartz (USP) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 10 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com André Alexandre Couto (professor do CEFET-Rio) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 17 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Evento promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, contará com a presença do prof. Celso Castro (CPDOC/FGV) e outras autoridades para debate sobre o tema. Dia 30 de outubro de 2019, às 9h, na sala de cursos da FCRB, Rua São Clemente, 134, Botafogo