Cineclube
Qui, 27/08/2020 - 17:00
Evento online. O link será disponibilizado após inscrição

Cineclube FGV - Conversa com Joel Zito Araújo

No dia 27 de agosto, o Cineclube FGV recebe Joel Zito Araújo para uma conversa sobre seu filme mais recente.

Joel Zito Araújo é cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção, documentários e programas de TV. Com o documentário “A negação do Brasil” ganhou o prêmio de Melhor Filme Brasileiro no É Tudo Verdade, que foi exibido em vários festivais do mundo, como no Festival de Cinema Latino de Madri e no Festival de Documentários do Porto. O trabalho de Joel é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de aliar os elementos cinematográficos às questões sociais. Com a sétima arte, leva para a tela reflexões sobre gênero, etnia, política e condição socioeconômica. Dentro desta temática é considerado um dos cineastas mais importantes do país.

Nesta edição online do Cineclube FGV conversaremos com o diretor sobre seu filme mais recente, "Meu amigo Fela" (2019), documentário biográfico sobre o gênio musical africano Fela Kuti. Um link exclusivo para a visualização do filme será disponibilizado mediante a inscrição no evento, e ficará disponível para visualização apenas entre os dias 25 e 26 para que os participantes assistam e venham debater conosco na plataforma ZOOM no dia 27/08 às 17h. As inscrições são gratuitas e limitadas a 100 participantes. Para participar e receber o link para visualização do filme e o ID da reunião, inscreva-se abaixo.

"Meu amigo Fela" (2019): Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. A complexidade da vida de Fela é desvendada por meio de conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore.

Inscreva-se gratuitamente para receber o ID e senha da reunião no ZOOM.

Data e local:

27 de agosto de 2020, às 17h
Evento online.

Com as professoras Bila Sorj (Sociologia/UFRJ) e Verônica Toste Daflon (Sociologia/UFF). Dia 18 de agosto, às 11h.

Tema deste ano: ‘Intelectuais e Arquivos’. Acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2021. Inscrições abertas.