Qui, 27/06/2013 - 14:30
Fundação Getulio Vargas, sala 1020, 10º andar

PPHPBC/CPDOC/FGV
  CONVITE PARA EVENTO

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) do CPDOC convida a todos para a palestra de Marcelo MacCord (UFF) "Artífices da cidadania: mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista", com comentários de Fabiane Popinigis (UFRRJ). O evento ocorrerá no dia 27 de junho (quinta-feira), às 14h30 na sala 1020, 10º andar.

Marcelo MacCord discutirá os resultados de seu livro Artífices da cidadania: mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista recentemente lançado pela Editora da Unicamp. Nele, MacCord analisa a luta de mestres de ofício ao longo do século XIX pela conquista de sua cidadania em Pernambuco. Homens livres descendentes de africanos, tais trabalhadores organizaram uma associação de auxílio mutuo para combater dois estigmas que rondavam suas vidas cotidianas: da escravidão e do "defeito mecânico".

Marcelo MacCord, historiador, é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
Fabiane Popinigis, historiadora, é professora do Departamento de História e Relações Internacionais da UFRRJ e autora de Proletários de Casaca: trabalhadores no comércio carioca (1850-1911).

Liceu de Artes e Ofícios, PE, 1880: membros da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais. Fundação Biblioteca Nacional.

Artífices da cidadania:
Mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista

Marcelo MacCord (UFF)
Fabiane Popinigis (UFRRJ)

Data: 27 de junho de 2013, quinta-feira, às 14h30
Local: Fundação Getulio Vargas, sala 1020, 10º andar
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro

A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso
de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.

CPDOC/FGV

Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900  •
  Tel.:(21) 3799.5676  •  Fax: (21) 3799.5679  •  e-mail: faleconosco.cpdoc@fgv.br  •
  Internet: http://www.fgv.br/cpdoc
  Twitter: http://www.twitter.com/cpdocfgv

Ciclo de debates que acontece no âmbito da Escola de Ciências Sociais FGV. Dias 25/08, 08 e 15/09, 06/10/2021. Inscreva-se.

Um papo sobre o curso, as disciplinas, possibilidades de intercâmbios e oportunidades de estágio e iniciação científica.. Dia 14 de outubro às 14h30.

Acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, em formato online. Inscrição de trabalhos aberta até o dia 27 de setembro de 2021. Conheça a programação.