Sex, 27/05/2011 - 15:00
Praia de Botafogo, 190, sala 306, 3º andar

CONVITE PARA EVENTO
Convite apresentação do LAPES

O Lapes (Laboratório de Pensamento Social) convida para o evento Fanon e a Argélia, 50 anos depois, no contexto da disciplina Mundo Pós-Colonial, Prof. Cláudio Costa Pinheiro.

Programa
Projeção e debate do filme A Batalha de Argel (1966), Gillo Pontecorvo, as 15hs.
Palestra de Arthur Poerner sobre seu livro "Argélia, o caminho da Independência" (1966), 18hs.

Arthur Poerner (1939), escritor e jornalista carioca. Ex-presidente da Fundação MIS/RJ e do Sindicato dos Escritores do Estado. Ex-prof. de Jornalismo da UERJ, trabalhou no Jornal do Commercio, Folha da Semana, Correio da Manhã, Voz da Alemanha, Pasquim, Istoé, Jornal do Brasil, TV-Globo, membro da ABI e tantos outros. Autor de vários livros, entre eles: O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros, proibido pela ditadura, na 5ª edição, e o romance Nas profundas do inferno, lançado na Espanha, premiado na Itália.

50 anos de Fanon e 45 anos d´A Batalha de Argel
Arthur Poerner

27 de maio de 2011, sexta-feira, às 15h
Local: Fundação Getulio Vargas, sala 306, 3º andar
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro

A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso
de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.

CPDOC | FGV
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

A palestra tratará da carreira política de Carlota Pereira de Queiroz (1892-1982). Eleita para a Assembleia Nacional Constituinte, em 3 de maio de 1933, pela “Chapa Única por São Paulo Unido!”, foi a única mulher a assinar a Constituição de 1934, ao lado de 252 constituintes homens.

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular na Universidade de São Paulo e Global Professor e Visiting Professor em Princeton. É curadora adjunta para histórias do Masp e colunista do jornal Nexo. Escreveu vários livros, entre eles: “Espetáculo das raças”, “As Barbas do Imperador”, “Lima Barreto triste visionário” e, mais recentemente, “Sobre o autoritarismo no Brasil”. Dentre as várias exposições que curou estão: “A longa viagem da biblioteca dos Reis” (Biblioteca Nacional), “Taunay e seus tristes trópicos” (Museu de Belas Arte e Pinacoteca do Estado de São Paulo), “Histórias Mestiças” (Instituto Tomie Ohtake), “Histórias da sexualidade” (Masp) e “Histórias afro-atlânticas” (Masp).