Sex, 26/08/2011 - 09:00
Fundação Getulio Vargas, 190

CONVITE PARA MESA REDONDA

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) do CPDOC convida para o seminário Ateliê do Pensamento Social, que será realizado nos dias 26/08 e 02/09 na FGV. O evento é direcionado para estudantes de pós-graduação das áreas de Ciências Sociais, História e Direito que trabalhem com temas relacionados ao pensamento social e que estejam cursando Mestrado ou Doutorado.

Os interessados deverão se inscrever até o dia 10/08 no endereço http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lapes/atelie, onde será solicitado: a) o link para o currículo Lattes; b) uma versão do projeto de pesquisa, de preferência entre cinco e dez páginas. Os participantes selecionados receberão certificados e poderão assistir à seguinte programação:

26 de agosto - sala 1012 (FGV/RJ)

9h00Palestra da prof. Lúcia Lippi Oliveira (CPDOC): "O que é o campo do pensamento social"

10h00

Mesa-redonda "Estudando textos do pensamento social brasileiro: estratégias de leitura", com André Botelho (IFCS/UFRJ) e Ricardo Benzaquen (PUC-RIO/IESP)

14h00

Mesa-redonda "Estudando trajetórias de intelectuais: fontes, arquivos e questões de pesquisa", com Angela Alonso (USP/CEBRAP) e Nísia Lima (FIOCRUZ)

2 de setembro - sala 1013 (FGV/RJ)
14h00Sessões de discussão coletiva de projetos de pesquisa, sob supervisão da equipe do Lapes, composta por: Bernardo Buarque, Cláudio Pinheiro, João Maia e Helena Bomeny.

Mais informações no site do LAPES: http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lapes

Ateliê do Pensamento Social

Local: Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro
Dia 26 de agosto (sala 1012)
Dia 2 de setembro (sala 1013)

A FGV não permite o acesso de pessoas com shorts
ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

A palestra tratará da carreira política de Carlota Pereira de Queiroz (1892-1982). Eleita para a Assembleia Nacional Constituinte, em 3 de maio de 1933, pela “Chapa Única por São Paulo Unido!”, foi a única mulher a assinar a Constituição de 1934, ao lado de 252 constituintes homens.

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular na Universidade de São Paulo e Global Professor e Visiting Professor em Princeton. É curadora adjunta para histórias do Masp e colunista do jornal Nexo. Escreveu vários livros, entre eles: “Espetáculo das raças”, “As Barbas do Imperador”, “Lima Barreto triste visionário” e, mais recentemente, “Sobre o autoritarismo no Brasil”. Dentre as várias exposições que curou estão: “A longa viagem da biblioteca dos Reis” (Biblioteca Nacional), “Taunay e seus tristes trópicos” (Museu de Belas Arte e Pinacoteca do Estado de São Paulo), “Histórias Mestiças” (Instituto Tomie Ohtake), “Histórias da sexualidade” (Masp) e “Histórias afro-atlânticas” (Masp).