Cineclube
Qui, 26/04/2018 - 18:10
Fundação Geúlio Vargas - Praia de Botafogo, 190, auditório 1014.
Sessão cineclube
Sobre o evento:

Dando seguimento ao nosso semestre dedicado ao Cinema de Mulheres, o Cineclube FGV de Abril apresenta a temática Violências, exibindo 3 curtas dirigidos e idealizados por mulheres, que tratam em perspectivas diversas, diferentes formas de violência contra a mulher. São eles:

Quem Matou Eloá? (Lívia Perez, 24', 2015): Em 2008, Lindemberg Alves de 22 anos invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. “Quem matou Eloá?” traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.

Autopsia (Mariana Barreiros, 7', 2016): O filme é uma inspeção de como a cultura e a mídia são responsáveis pela objetificação, desumanização e violência contra a mulher.

O mais barulhento silêncio (Marcela Moreno, 15', 2016): 1 em 4 mulheres será estuprada até o fim da vida. A maioria por um homem próximo. Apesar de muito comuns, essas histórias são secretas e silenciadas. O mais barulhento silêncio é um filme-ensaio composto por quatro relatos de mulheres que foram estupradas por seus parceiros íntimos, homens que elas conheciam. Em um cenário alegórico, elas compartilham suas memórias mais íntimas e dolorosas e refletem sobre o que é ser mulher neste mundo. Este mundo é feito para nós?

Após a sessão, será realizado um debate contando com a presença de Marcela Moreno, diretora do "O mais barulhento silêncio".

Data e local:

26 de abril, às 18:00h.
Fundação Geúlio Vargas - Praia de Botafogo, 190, auditório 1014.

Observações: Entrada gratuita. Não há a necessidade de inscrição prévia. A FGV não permite a entrada de pessoas de bermudas, regatas e/ou chinelos.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

A palestra tratará da carreira política de Carlota Pereira de Queiroz (1892-1982). Eleita para a Assembleia Nacional Constituinte, em 3 de maio de 1933, pela “Chapa Única por São Paulo Unido!”, foi a única mulher a assinar a Constituição de 1934, ao lado de 252 constituintes homens.

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular na Universidade de São Paulo e Global Professor e Visiting Professor em Princeton. É curadora adjunta para histórias do Masp e colunista do jornal Nexo. Escreveu vários livros, entre eles: “Espetáculo das raças”, “As Barbas do Imperador”, “Lima Barreto triste visionário” e, mais recentemente, “Sobre o autoritarismo no Brasil”. Dentre as várias exposições que curou estão: “A longa viagem da biblioteca dos Reis” (Biblioteca Nacional), “Taunay e seus tristes trópicos” (Museu de Belas Arte e Pinacoteca do Estado de São Paulo), “Histórias Mestiças” (Instituto Tomie Ohtake), “Histórias da sexualidade” (Masp) e “Histórias afro-atlânticas” (Masp).