Outro
CPDOC - Fundação Getulio Vargas
Evento do CPDOC
   CONVITE PARA EVENTO

Convidamos a todos para o 1º Encontro do Nucleo de Acompanhamento Conjuntural Político (Naconp), do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Cpdoc, da Fundação Getulio Vargas.

O Projeto do Naconp se desdobra do processo maior de atualização do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB) e pretende se constituir num fórum mais amplo de discussão sobre a análise política conjuntural e seus impactos sobre a inteligibilidade e a construção narrativa do processo histórico.

Nesse sentido, o Núcleo se propõe, principalmente, a:

1. Debater o estatuto científico e as alternativas teóricas e metodológicas para a prática da análise de conjuntura política;
  2. Debater os princípios e abordagens para a confecção de obras de referência histórica de grande envergadura e duração, como o próprio Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro;
  3. Formar e aperfeiçoar pesquisadores habilitados à prática da análise de conjuntura e à produção de boletins e textos de referência (como os verbetes do DHBB);
  4. Fornecer subsídios à redação futura de verbetes do DHBB;
  5. Elaborar novos produtos próprios, a partir da reflexão e dos debates internos ao Núcleo;
  6. Oferecer uma arena institucionalizada para a apresentação de trabalhos e a troca de experiências de pesquisa e reflexão no seu âmbito de atuação intelectual.
Nosso primeiro encontro ocorrerá no dia 26 de abril de 2013, sexta-feira, às 16 horas, no auditório 1333.

Nucleo de Acompanhamento Conjuntural Político
(Naconp)

Data: 26 de abril de 2013, sexta-feira, a partir das 16h
Local: Fundação Getulio Vargas, auditório 1333, 13º andar
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro

A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.

CPDOC/FGV
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900  •
Tel.:(21) 3799.5676  •  Fax: (21) 3799.5679  •  e-mail: faleconosco.cpdoc@fgv.br  •
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc  • Facebook: http://www.facebook.com/cpdoc.fgv •
Twitter: http://www.twitter.com/cpdocfgv

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

Os laboratórios de Estudos Políticos (LEP) e de Estudos sobre Instituições (LEI) do CPDOC convidam para o painel que contará com a presença dos professores Francisco Martinho (USP), Luciano Abreu (PUC-RS), Mauro Aurélio Vannucchi (CPDOC) e Américo Freire (CPDOC). Dia 17 de setembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Entrada gratuita, inscreva-se.

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dia 19 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.